Sete personalidades vão avaliar as canções das semifinais da edição de 2020 do Festival da Canção: Anabela, Capicua, Conan Osiris, Héber Marques, Isilda Sanches, Miguel Ângelo e Rui Miguel Abreu.

 

Anabela – Cantora, venceu o Festival da Canção em 1993 e obteve um 10.º lugar na Eurovisão. Tem mantido uma carreira tanto entre os discos como nos palcos, tendo já protagonizado vários musicais.

 

Capicua – Cantora e compositora, tem uma carreira discográfica desde 2012 e acaba de lançar o álbum “Madrepérola”. Já participou no Festival da Canção como compositora em 2018.

 

Conan Osiris – Cantor e compositor, venceu a edição de 2019 do Festival da Canção com “Telemóveis”. Em Dezembro fechou um ciclo na sua obra com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

 

Héber Marques – Cantor e compositor, tem desenvolvido a sua carreira sobretudo através dos HMB, que já editaram três álbuns.  Participou como compositor no Festival da Canção em 2015 e em 2017.

 

Isilda Sanches – É radialista e integra actualmente a equipa da Antena3. Em tempos escreveu sobre música em várias publicações, entre os quais o Sete e o Diário de Notícias.

 

Miguel Ângelo – Cantor e compositor, é um dos fundadores dos Delfins. Passou já por duas vezes pelo Festival da Canção. A primeira, em 1985, com os Delfins. A segunda, em 2018, como compositor.

 

Rui Miguel Abreu – Jornalista, escreve regularmente sobre música na revista Blitz e dirige a revista digital Rimas e Batidas, que criou em 2015. A sua música chegou através do projecto Arkham Hi Fi.


As Votações

As votações vão decorrer no esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público e o júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a 7 regiões diferenciadas, incluindo Portugal Continental e Ilhas.

Em caso de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora.

 

Mas há novidades… Este ano a forma como vamos revelar os resultados das semifinais será diferente. À semelhança do que acontece no Festival da Eurovisão, manter-se-á o suspense no ar durante as semifinais e revelar-se-ão apenas as 4 canções mais votadas e que ficam apuradas para a final, sem revelar as pontuações individuais. As pontuações obtidas pelas canções, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site oficial do Festival da Canção.

 

Mais informações no site oficialFacebook e Instagram do Festival da Canção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.