Rui Drumond sobre o Festival da Canção: “Faz parte da minha infância, da minha vida…”

31826960274_d4b108cc2f_k

 

Doze anos depois de ter participado, em 2005, na final da Eurovisão, em Kiev, onde interpretou o tema “Amar” ao lado de Luciana Abreu, Rui Drumond está de volta ao Festival da Canção e aos serões dos portugueses depois de ter participado em programas como “Operação Triunfo” ou “The Voice”, ambos do canal estatal. 

 

 

Já tinha pensado em voltar, gostava muito de participar sozinho e mais maduro, e aqui estou eu“, diz Rui Drumond que ganhou um contrato discográfico com a editora Universal depois de se ter sagrado vencedor da edição de 2014 do “The Voice Portugal”, apresentado por Catarina Furtado.

 

 

O conhecido cantor será um dos 16 intérpretes a concurso em mais uma edição do festival organizado pela RTP e que vai escolher o representante português para a final na Ucrânia, país onde já esteve.

 

 

Coincidência?…espero que não (risos) seria muito bom sinal! Sempre quis um dia voltar a participar e desta vez a solo, e com um tema que eu me identifico. Seria uma honra e um prestigio enorme poder representar Portugal mais uma vez“, diz Rui Drumond. Antes da grande final europeia que vai acontecer a 13 de Maio, os concorrentes portugueses vão ter que prestar provas nas duas semifinais do Festival da Canção que se vão realizar nos dias 19 e 26 de Fevereiro.

 

 

O cantor vai participar na primeira semifinal do concurso, que se realiza a 19 de Fevereiro, onde vai cantar o tema “O Teu Olhar”, da autoria de Héber Marques que anteriormente já tinha composto o tema “Dança Joana” que foi interpretado por Filipe Gonçalves, também ele um antigo concorrente da “Operação Triunfo”.

 

 

Rui Drumond conta que a sua parceria com o vocalista dos HMB começou por uma “coincidência“. “Eu tinha ligado para o Héber que não conhecia ainda pessoalmente para falar do meu trabalho de originais que ando a compor, e ele naquele momento andava de volta do tema para o festival sem eu saber, e ele no meio da conversa disse-me “Rui, agora que estou a falar contigo é que pensei, tu serias a pessoa ideal para cantar o meu tema no festival, queres?” E eu, que sim! (risos)”, conta o cantor que ficou conhecido do grande público por ter participado na primeira série do programa da RTP, “Operação Triunfo”, apresentado por Catarina Furtado. O músico pode voltar a encontrar a apresentadora ser for um dos escolhidos para a final do Festival da Canção que acontece a 06 de Março. Para tal o tema “O Teu Olhar” tem que ser uma das oito canções escolhidas para ir à grande final.

 

 

“É um tema que tem uma mensagem forte à base de uma relação entre um casal, fala de sinceridade, motivação e esperança. E é isso que os portugueses vão ouvir de mim, sinceridade com esta canção, esta letra, sentimento“, é desta forma que o cantor apresenta o tema que será o quinto a ser escutado na primeira semifinal do certame que será apresentado por Sónia Araújo e José Carlos Malato. O músico admite que gostaria de ganhar mas quer “essencialmente conquistar os portugueses com esta canção e interpretação“.

 

 

Esta edição do Festival da Canção marcará o ponto alto das celebrações dos 60 anos da RTP. Ao longo dos anos vários foram os nomes que passaram pelo certame e fizeram história. Um dos nomes mais marcantes e, até agora, a melhor participação portuguesa de sempre foi realizada por Lúcia Moniz. 

 

 

Em 1996, quando a Lúcia Moniz conseguiu um honroso 6º lugar na Eurovisão com o tema “O meu coração não tem cor”. Eu tinha 16 anos“, conta Rui Drumond sobre a recordação mais forte que tem do Festival da Canção. Durante anos famílias inteiras se reuniam à volta da televisão para assistir ao maior evento de música portuguesa.

 

 

Faz parte da minha infância, da minha vida… Cresci a ver o Festival da canção com os meus pais, não falhávamos!”, conta Rui Drumond sobre a importância que o Festival RTP da Canção, nome pelo qual também é conhecido este evento, teve na sua vida.

 

 

Para além da sua participação no Festival da Canção e de fazer locução juntamente com Teresa Radamanto, no programa Geração Net do canal Panda Biggs, o músico está a acabar de preparar o seu primeiro trabalho de originais.

 

 

Vou acabar de compor e gravar os meus temas originais, o meu primeiro trabalho de originais que quero lançar este ano. O primeiro single já saiu e chama-se “Guardo-te aqui” e espero que tenha sucesso, e que consiga conquistar o meu lugar ao sol“, conta Rui Drumond.

 

 

O cantor poderá ser visto a interpretar o tema “O Teu Olhar” na primeira semifinal do Festival da Canção no dia 19 de Fevereiro.

 

Fotografia: RTP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.