“Sabores do Campo à Mesa” dinamiza restaurantes do Concelho de Vila Franca de Xira

A Campanha de Gastronomia “Sabores do Campo à Mesa”, cujo prato principal é o Torricado com Bacalhau Assado, irá decorrer ao longo de todo o mês de novembro, contando com a participação de um total de 14 restaurantes do Concelho vila-franquense.

Este prato com raízes históricas no campo da Lezíria constitui uma ode ao Campino, uma vez que retrata um pouco do seu árduo ofício, nomeadamente quando dias e noites eram passadas e dormidas ao relento, sendo essencial o aproveitamento do pão que levavam consigo. Ainda feito sobre brasas e com muito azeite, este é um prato que apetece sempre saborear quando chega o frio. A iguaria estará disponível em restaurantes de Alhandra, Alverca, Calhandriz, São João dos Montes, Vialonga e Vila Franca de Xira.

Apesar da situação de pandemia que estamos a atravessar, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decidiu dar continuidade a esta Campanha, sendo esta também uma forma de apoio e estímulo ao comércio local.

A pensar em futuras edições, a Câmara Municipal tem vindo a trabalhar com os restaurantes aderentes, desenvolvendo workshps com o objetivo de introduzir o ingrediente “coelho” na Campanha “Sabores do Campo à Mesa”. Para a confeção desta carne também muto tradicional desta região, será dada liberdade a cada restaurante para a forma como pretendam vir a cozinhar e a apresentar este prato.

 

Além de uma substancial e reconfortante refeição, o Município de Vila Franca de Xira convida-o a aliar algumas propostas de lazer, algumas das quais possuem descontos especiais (durante o mês de novembro), através dos parceiros nesta campanha, como equitação, observação de aves no Estuário do Tejo, alojamento e vinhos. Mas tem, além destas, muitas outras experiências turísticas possíveis no Concelho Vila-franquense, desde visitas guiadas a museus e núcleos museológicos como o Barco Varino “Liberdade”, que inclui passeio a bordo, a exposições como a Cartoon Xira com os melhores cartoons do ano de 2019 e a presença especial do cartoonista brasileiro Cau Gomez. As propostas são inúmeras, e se preferir percursos naturais, pode usufruir dos Caminhos Pedonais Ribeirinhos na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa ou de Vila Franca de Xira a Alhandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.