Santarém: GNR apreendeu 90 mil cigarros ilegais, em operação STOP

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Lisboa, apreendeu, no dia 15 de maio, 89.980 cigarros, na Autoestrada do Norte (A1), na zona de Santarém.

A acção foi realizada no âmbito de uma fiscalização e controlo de circulação de mercadorias, realizada no âmbito da operação “Transição Segura”. Os cigarros apreendidos, de diversas marcas, eram transportados em dois veículos, não ostentando a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional. Os indivíduos não se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial e aduaneira comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA.

Caso tivesse sido introduzido no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IT e de IVA, num valor aproximado de 17.000 euros.

Foram identificados dois indivíduos, tendo sido elaborados dois autos de contra-ordenação aduaneira por introdução irregular no consumo.

A acção teve o reforço do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.