Santarém: Museu da cavalaria Tenente Coronel Salgueiro Maia ao abandono (C/Fotos)

D.R.

Foi publicado há poucos dias num grupo de locais abandonados, na rede social Facebook, um conjunto de fotografias que demonstra o estado em que se encontra o Museu da Cavalaria do Tenente Coronel Salgueiro Maia, situado em Santarém.

As imagens eram acompanhadas pelo seguinte texto, da autoria de Varela Matos: “Ai Maia, Maia, porque saíste tu de Santarém, naquela madrugada de 25 de Abril de 74?Parece que não conhecias a ingratidão da Pátria.
Este é o estado em que se encontra o Museu Tenente Coronel, Salgueiro Maia, na escola prática de Cavalaria de Santarém…
Ao menos podiam ter arrancado os azulejos com o teu nome e ninguém saberia…A bandeira no chão, é apenas um detalhe, tu que lutaste por ela nas bolanhas da Guiné e em Moçambique. Ainda não tinhas arrefecido na campa rasa de Castelo de Vide, e já o Supremo Tribunal Militar recusava uma pensão à tua viúva, no mesmo dia em que a dava a 2pides…
Consta que a tua filha é os teus netos, sobrevivem comprivações.
“Há vários tipos de Estado. É há o estado a que isto chegou”
Disseste naquela madrugada,aos soldados que te seguiram a caminho do terreiro do paço. Mal sabias que nesse dia havia de cair o Carmo.Mas sobreviveu a santíssima Trindade A ingratidão dos que libertas te. A inveja dos que ultrapassaste. É o rancor dos que derrubaste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.