Santarém recebe Chef’s no “Sabores e Saberes – 40 anos de História”

Integrado no Programa da Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, surge o evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”. De 15 a 25 de Outubro na Casa do Campino e na Restauração Local o património Gastronómico Português será o palco principal deste evento que substitui este ano a realização do Festival Nacional de Gastronomia.

De forma inovadora, todos os dias, os Restaurantes, que ao longo das últimas décadas têm participado no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, vão confecionar os seus pratos nos Restaurantes locais de Santarém, colocando à disposição de toda a população a possibilidade de provar a Gastronomia Nacional na Restauração Local.

Os “Jantares Sabores e Saberes” serão outro momento alto do evento, confecionados pelos Chefs José Avillez, um dos 100 melhores do mundo, Rui Paula, com duas estrelas Michelin, Vitor Matos, premiado nacional e internacionalmente, tendo também com uma estrela Michelin, Miguel Gameiro, Chef e Cantor, e Rodrigo Castelo e Filipe Pina, conhecidos Chefs de Santarém, que conquistaram diversos prémios nacionais ao longo dos últimos anos.

Herman José irá também efetuar uma demonstração Gastronómica com o Chef João Correia, abrilhantando o evento com a sua boa disposição.

Vários momentos musicais também marcarão o evento com a atuação de Herman José, Miguel Gameiro e os Três BairrosRealizar-se-ão duas conferências sob os seguintes temas: “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender” e “Jornalismo especializado: da mesa à notícia”.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, refere que “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa. Este evento vem reforçar a estratégia do Município de afirmar Santarém como Capital Nacional da Gastronomia”.

João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, que organiza o evento, destaca que “o Sabores e Saberes irá ter um importante impacto na economia local, contribuindo para a valorização e afirmação do Concelho de Santarém no contexto nacional e internacional”.

 

O evento terá uma forte componente digital com transmissões on-line de todas as iniciativas. As medidas de segurança serão uma prioridade. O Plano de Contingência aprovado para o evento prevê uma redução substancial da lotação, bem como, a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto.

A organização conjunta entre o Município de Santarém e a Viver Santarém mobilizou a concretização de parcerias que permitem a realização deste evento, onde se destacam: a Entidade de Turismo Alentejo Ribatejo; Repsol Gás Portugal; Grupo Nov; Águas de Santarém; Delta Cafés; Bom Sucesso – Orivárzea; Estrela Dam; os Vinhos do Tejo; a Companhia Portuguesa; direct Wine – clickàporta e o ISLA – Santarém.

O Programa do Evento pode ser visto na totalidade em www.viversantarem.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.