Santiago do Cacém na BTL para “mostrarmos aquilo que de bom temos no nosso concelho”

 

 

No terceiro dia de Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Infocul entrevistou o presidente do município de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sobre a aposta do município nesta participação na BTL.

De acordo com dados do INE, nos últimos três anos, tem-se assistido a um crescimento a nível turístico no concelho de Santiago do Cacém, onde praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos directos na hotelaria, nos últimos quatro anos, assistiu-se a um crescimento de quase 130%, passando de 2,5 para 5,3 milhões de euros.

O autarca começou por nos dizer que a presença neste certame possibilita “mostrarmos aquilo que de bom temos no nosso concelho do ponto de vista turístico, somos um destino com características muito diversas temos sol e praia, temos patrimónios vastíssimos com os centros históricos”, além das “barragens, temos a natureza como a Lagoa de Santo André que é um ex-libris de reserva ambiental e naturalmente temos depois também uma capacidade muito grande ao nível de alojamento com vários hotéis, hotéis de excelência, citadinos, rurais, e cada vez mais projectos novos ligados aos hotéis de natureza e portanto é essa a aposta que estamos a fazer este ano, este ano estamos com uma posta reforçada, temos um stand duplo, obviamente que estamos inseridos nesta grande região que é o Alentejo mas também ao nível do que ao longo destes cinco dias aqui trazemos como os produtores locais”.

Destacou ainda os números positivos do concelho pois “temos alcançado nos últimos anos subidas muito significativas no número de dormidas no concelho de Santiago do Cacém, segundo os dados mais recentes em 2017 foi cerca de 30,9% relativamente a 2016, em três anos duplicámos o nosso número de dormidas e subimos em 60% a oferta hoteleira, porque para crescermos tem de aumentar a capacidade hoteleira e portanto eu diria que é decisiva esta nossa presença aqui na BTL que é a maior montra de turismo português. Aqui estabelecem-se inúmeros contactos, damos a conhecer o nosso concelho, têm sido muitas as pessoas que nos vêm aqui procurar”.

O artesanato tem papel preponderante no concelho e na BTL existe um contacto dos visitantes com as “mãos milagrosas que fazem o artesanato local”, confidencia-nos.

Em termos de apostas no turismo para 2019, disse que “estão a surgir inúmeros projectos, estão projectos em obra, outros em fase de licenciamento na câmara, outros já licenciados e que vão arrancar com obra em breve e portanto o crescimento que temos tido nos últimos anos deve-se a vários factores. Houve também uma revisão do plano municipal que veio instigar o investimento do turismo no nosso concelho, projectos como a Grande Rota Vicentina, essa grande rota pedestre, que começa em Santiago do Cacém e vai até Sagres, que tem trazido inúmeros visitantes ao nosso município combatendo a sazonalidade que é sempre uma situação complexa”, destacando ainda os “Caminhos de Santiago a Sul que foram apresentados aqui na BTL”.

Álvaro Beijinha falou ainda sobre a aposta na cultura e no desporto, que em Santiago do Cacém quer nas freguesias, com a captação de novos públicos através de inúmeros eventos.

Poderá ouvir a entrevista na íntegra, aqui abaixo.

 

Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografia: Hugo Calado/ O Digital.pt

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6389 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.