A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Governo italiano, arranca a sua terceira edição no próximo dia 19 de Novembro, decorrendo em mais de 150 países em simultâneo, com o objectivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil atividades. Em Portugal, o evento terá uma data mais alargada, de 16 a 28 de Novembro, passando pelas cidades de Lisboa, Porto e Loulé, com 13 iniciativas e um total de 17 restaurantes italianos que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”.

 

 

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo apresenta em Portugal um programa recheado de actividades que colocam em destaque regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como a dieta mediterrânica. Degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão” são algumas das iniciativas promovidas, fazendo chegar a território nacional reputados chefes italianos – entre os quais, Pasquale Laera, distinguido com uma estrela Michelin – e individualidades de destaque como o campeão de vela Raimondo Cappa ou Raffaele Tiberino, cuja empresa familiar prepara refeições para a Estação Espacial Internacional.

 

 

A iniciativa é concebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação e o Ministérios dos Bens e Actividades Culturais, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas embrenhadas na promoção Made in Italy e da cozinha italiana. Em Portugal, as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

Com o mote “Rossini à mesa”, a Embaixada de Itália em Portugal vai dedicar um jantar, no dia 20 de Novembro, a Gioacchino Rossini, associando-se às celebrações que decorrem em todo o mundo nos 150 anos da sua morte. Tendo sido um grande compositor, Rossini foi também um apreciador da boa mesa. O jantar será realizado pelo Chef Pasquale Laera, contando ainda com a participação da mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e do pianista Alessio Vellotti.

 

 

Também a cidade do Porto tem um momento destinado a homenagear Rossini, no dia 17 de Novembro, com um jantar concerto, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, às 20:00. O espectáculo terá como cabeças de cartaz o pianista Marco Brescia e a soprano Rossella Orsini, juntamente com outros músicos convidados, que vão apresentar um programa dedicado ao compositor italiano. Já o menu do jantar, da delegação de Chef da FIC (Federazione Italiana Cuochi Regione Lazio), liderada pela Presidente Graziella Sangemi, vai apresentar receitas rossianas para celebrar o Maestro. A reserva deve ser feita para o contacto ascipsegreteria@gmail.com.

 

 

São sete as iniciativas promovidas em Lisboa, no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo. No dia 19 de Novembro, o Instituto Italiano da Cultura conta com a presença do jornalista, escritor e professor Davide Paolini, o italiano responsável pelo registo, em 1999, a partir da transmissão na rádio 24, de Gastronauta®, de uma marca que define quem escolhe “comer com a própria cabeça”, sem de deixar influenciar pelos lugares comuns.

 

 

O momento, que tem início às 18:30, prossegue com a apresentação da região italiana da Úmbria, em especial a Valle Umbra e Valnerina, pela instituição Ati3Umbria, que integra uma degustação de vários produtos, entre os quais vinhos DOC e DOCG Sagrantino di Montefalco, açafrão de Cascia e Presunto de Norcia IGP. A iniciativa é de entrada gratuita, sendo necessária uma reserva prévia, através do e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

 

 

Ainda no âmbito desta localidade italiana, o Instituto Italiano de Cultura vai também receber, no dia 20, um workshop de cozinha regional da Úmbria. O momento contará com a presença da Agri-chef Maria Zappelli e pelos Chefes Fabrizio Gentili e Gigi Catana, que vão confecionar pratos típicos, como o creme de aipo preto, a sopa de lentilhas, strangozzi, creme de grão com açafrão. O workshop tem o preço de 15 euros e decorre entre as 11:00 e as 13:00. A inscrição deve ser feita para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

 

 

O Chef com estrela Michelin, Pasquale Laera, será responsável por um workshop sobre formatos de massa, preparando spaghetti com bottarga e avelãs. O momento irá decorrer na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), no dia 21, destinando-se aos alunos daquela instituição de ensino. Ainda nesse dia, às 19:00, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raimondo Cappa – vencedor de duas competições mundiais, em 1989, em Nápoles – que vai apresentar o Reale Yacht Club Canottieri Savoia de Nápoles, fundado pelo seu avô, em 1893. Posteriormente, haverá uma degustação de práticos típicos da tradição culinária napolitana que se costumam comer a bordo, como a frittata de massa, mozzarella in carrozza e o gattò de batatas, preparados pela Chefe Necci Bertini em colaboração com o Chef Giuseppe Godono. A entrada é livre, mediante reserva para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

 

 

A Chef Necci Bertini vai estar presente num segundo momento, com um workshop no Instituto Italiano de Cultura, entre as 11:00 e as 13:00, com a preparação de pratos típicos napolitanos, onde vão “brilhar” a parmigiana de beringelas e o sartù de arroz. A participação no workshop é feita mediante inscrição para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it e tem um preço de 15 euros por pessoa.

 

 

Já no dia 23 de Novembro, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raffaele Tiberino que irá contar a história da empresa familiar, iniciada em 1888, na cidade de Bari, e que desde 2007 prepara os menus italianos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. De entrada livre, mediante inscrição (para o contacto iiclisbona.reservas@esteri.it), o momento integra também uma degustação de produtos da região Apúlia, tais como a Fregola ai peperoni e as Orecchiette baresi con le cime di rapa, preparada por Raffaele Tiberino e Luciana Pagliara, com a colaboração do Chef Luca Salvadori.

 

 

Reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade de excelência, os vinhos italianos vão também ter destaque na Semana da Cozinha Italiana. Assim, para sublinhar a importância destes produtos para o país, a Câmara de Comércio Italiana para Portugal, organiza uma prova de vinhos italianos, em colaboração com importadores portugueses. A prova, que se realiza no dia 28 de Novembro, às 18:30, é de entrada livre, estando sujeita à disponibilidade de lugares mediante reserva para o e-mail info@ccitalia.pt.

 

 

No Porto, as iniciativas da Semana da Cozinha Italiana no Mundo começam mais cedo, com um workshop dedicado ao carving, ou seja, à escultura e decoração culinária. O momento tem início às 14:30 e contará com a presença da Chef Graziella Sangemi – campeã do mundo de carving – e da sua equipa, dando a conhecer esta técnica aos alunos daquela instituição de ensino.

 

 

No seguimento do destaque que as entidades envolvidas em Portugal para a promoção do evento querem atribuir à importância da dieta mediterrânica, a Reitoria da Universidade do Porto recebe, às 9:30, do dia 23, uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão”. Integrando dois painéis de discussão, a conferência contará com a presença de Sara Rodrigues – professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – e do médico Cláudio Pulcini, nascido em Roma e que vive actualmente no Porto. De entrada livre, a iniciativa realiza-se em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, da FCNAUP e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal.

 

 

Ainda no norte do país, de 19 a 25 de Novembro, os restaurantes italianos da área metropolitana do Porto aderentes à iniciativa vão apresentar alguns pratos e vinhos considerados “embaixadores da cozinha do Bel Paese”, a um preço especial, através do mote “Rota dos Sabores – I’Italia a tavola”.

 

 

A terceira cidade portuguesa envolvida na Semana da Cozinha de Itália no Mundo, Loulé, irá acolher um showcooking com jantar, no dia 24 de Novembro, às 19:00, no Mercado Municipal de Loulé. Realizada com o apoio da Região Abruzzo e do Pastificio de Cecco, a actividade terá a presença de um chef da Scuola Villa S. Maria Abruzzo, de Itália, para o momento de showcooking. Já o jantar, com disponibilidade para 60 lugares, conta com a participação do desenhador Lucio Trojano que irá fazer caricaturas dos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.