“Sentidos de Viana” propõem música, dança, exposições, feiras, actividades infantis e desportivas para assinalar Natal

Os “Sentidos de Viana” propõem uma programação alargada para assinalar o Natal e o Ano Novo em Viana do Castelo, incluindo exposições, música, dança, actividades infanto-juvenis, mostras e feiras, actividades desportivas, festas e romarias, entre muito mais. Os destaques vão para a Praça Natal, que acontece na Praça da República entre 30 de Novembro e 6 de Janeiro, que conta com um presépio tradicional, um carrossel francês e a Casa do Pai Natal.

Até 13 de Dezembro será promovida uma Recolha de Brinquedos para crianças carenciadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) da Câmara Municipal de Viana do Castelo. De 1 a 21 de Dezembro, é promovido o Concurso de Montras de Natal no comércio tradicional vianense e, de 1 a 31 de Dezembro, realiza-se também o Viana é Natal – Sorteio de Natal, no comércio tradicional. A 7 de Dezembro, às 16:00, a III edição do Bolo Rei Gigante promete encher o Largo de São Domingos.

No que toca à Música e Dança, a Igreja de São Domingos acolhe concertos nos dias 14 e 15 de Dezembro, às 21:30, pela Arte Sinfónica – Orquestra ARTEAM e Coro Viana Vocale. No dia 17 de Dezembro, às 21:00, a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto de Natal pelo Sexteto de Cordas ARTEAM e Coura Voce. A 21 de Dezembro, pelas 11:00, a Porta Mexia Galvão recebe Sons de Natal, pela Zé Pedro Associação Musical.

Para entrar em 2020 da melhor forma, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o Viana Reveillon 2019, com DJs e animação variada. No primeiro dia do novo ano, a 1 de Janeiro, às 17:00, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o tradicional Concerto de Ano Novo.

Para as crianças, as Oficinas de Natal com os Museus de Viana do Castelo acontecem de 1 a 31 de Dezembro (excepto dias 24 e 31), das 11:00 às 16:00, nos Antigos Paços do Concelho. Os “Sábados com História”, da Biblioteca Municipal, terão “Um conto de Natal” nos dias 7, 14 e 21 de Dezembro, às 10:30 e às 15:00 (dia 21, apenas sessão às 10:30).

De 17 a 20 de Dezembro, a Biblioteca recebe a Hora do Conto de Natal, com dramatização e encenação de um conto natalício para crianças, sempre às 10:00, num momento de participação gratuita, mas inscrição obrigatória.

O Pai Natal chega a Viana do Castelo a 21 de Dezembro, às 15:00, na Porta Mexia Galvão, num momento que contará com dramatização de história, desfile do Pai Natal e distribuição de prendas aos mais novos. No dia 22 de Dezembro, às 16:00, o Centro Cultural acolhe o espectáculo “As Aulas da Sónia”.

A programação de mostras e feiras inclui o Mercadinho de Natal, no Largo das Neves, de 13 a 15 de Dezembro; a Feira de Artesanato e Manualidades no Jardim Público vianense, a 14 de Dezembro, das 10:00 às 18:00; e o Feirão do Mel e das Rabanadas, às 15:00 de 14 de Dezembro, na Praça da República, numa iniciativa do Grupo Etnográfico de Areosa e Grupo Danças e Cantares de Perre.

As Exposições disponíveis incluem “Natividade – Presépios Historiados”, no Museu de Artes Decorativas, de 1 de Dezembro a 12 de Janeiro, e “Natividade – 1ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”, no Museu do Traje, de 1 de Dezembro a 12 de Janeiro.

Os “Sentidos de Viana” têm também actividades desportivas, destacando-se a 7ª Corrida S. Silvestre EDP Viana do Castelo, de 10 quilómetros, que invade a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra às 17:30 de 21 de Dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.