Setúbal em alerta laranja devido a altas temperaturas!

O concelho de Setúbal está em Estado de Alerta Especial de nível “Laranja” entre hoje e sexta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas pela ocorrência de temperaturas elevadas e vento forte na região.

 

Até ao fim de semana, a região e Setúbal, em estado de alerta de nível “Laranja” pelo risco moderado a elevado das condições do tempo, pode chegar aos 41º C de temperatura máxima, em particular no dia de sexta-feira.

Segundo comunicado do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “uma nova subida gradual da temperatura” motiva o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias.

A persistência dos valores elevados de temperatura ao longo da semana é, segundo o comunicado, “provocada pelo transporte de uma massa de ar quente” com origem no norte de África.

De igual modo, a temperatura mínima apresenta níveis acima do habitual para a época do ano, com Setúbal a atingir valores na casa dos 18º C, que podem originar, adianta o IPMA, situações de ondas de calor.

O município de Setúbal alerta a população para os cuidados redobrados durante os períodos de maior calor, especialmente as crianças e os idosos, que devem promover a adequada hidratação do organismo e evitar as horas de maior exposição solar.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal reforça o alerta no sentido de serem evitadas fogueiras e outras formas de fogo em espaços ao ar livre, nomeadamente no Parque Natural da Arrábida.

Mais informações sobre as previsões e avisos meteorológicos para os próximos dias podem ser consultadas diretamente no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em www.ipma.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.