setubal12

 

O Setúbal Wine and Flavours, que vai acontecer de 14 a 17 de Setembro na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, vai apresentar os melhores produtos vinícolas e gastronómicos, que cada vez mais se afirmam como motor do turismo regional e nacional. Do programa deste evento destacam-se as provas vínicas comentadas, sessões de cozinha ao vivo, palestras, apresentações ou apontamentos musicais.

 

 

No Setúbal Wine and Flavours vão estar presentes vários profissionais e especialistas nas áreas do vinho e da gastronomia, com enfoque nos produtores da península de Setúbal e convidados da Comunidad Autónoma Extremadura.

 

 

Para além dos expositores, uma tenda, instalada no pátio da Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, vai servir como sala de análise sensorial e cozinha técnica. Estes espaços estão preparados para receber sessões de cozinha ao vivo, degustações e provas de vinhos. A participação nestas actividades é gratuita, mediante inscrição no local.

 

 

Às 17:00 haverá uma cerimónia de inauguração e recepção aos convidados e uma intervenção a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. Esta cerimónia é aberta a todos.

 

 

O Setúbal Wine and Flavours vai contar com a apresentação do livro “Territórios Vinhateiros”, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, às 18:00, na tenda dedicada aos expositores. Esta apresentação vai acontecer no dia 14 de Setembro.

 

 

Também no dia 14 de Setembro, a sala de análise sensorial vai receber, às 20:00, uma prova de vinhos da Ruta Ribeira del Guadiana conduzida pela sommelier Catalina Bustillo. A cozinha técnica vai receber, à mesma gota, uma sessão de cozinha de autor com a Chef Cristina Sá, que vai preparar um Fille Robalo com Arroz Fresco e Pannacotta de Moscatel com Laranja.

 

 

As actividades neste dia vão terminar com um espectáculo de flamenco de Carmen La Parreña. Este espectáculo vai acontecer pelas 22:30.

 

 

A 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade, o chef Domingos Cruz vai apresentar doçaria regional realizada com chá. O evento vai acontecer das 18:00 às 19:30.

 

 

As castas portuguesas e espanholas vão ser descobertas numa masterclass que vai ser conduzida pela wine educator Sara Peñas. Esta masterclass vai acontecer a partir das 20:00 na sala de análise sensorial.

 

 

Às 20:30, a cozinha técnica vai receber sessão de autor dinamizada pelo chef Luís Barradas, que vai explorar saberes e sabores do salmonete, do carapau e do choco.

 

 

Esta noite vai terminar com um concerto da banda Namorados da Cidade. Este espectáculo vai começar às 22:30.

 

 

O programa do dia 16 vai começar com uma sessão dinamizada por Olga Pedrosa, ex-concorrente do programa “Masterchef”, que vai apresentar criações feitas a partir de doçaria regional. Esta sessão vai começar às 18:00.

 

 

Os Vinhos da península de Setúbal vão ser provados e comentados na sala de análise sensorial, a partir das 19:00. Esta sessão vai ser comentada pelo sommelier Gonçalo Patraquim.

 

 

A terceira noite deste evento vai terminar às 22:30 com o espectáculo “Silêncio que se vai dançar o Fado”.

 

 

O último dia do Setúbal Wine and Flavours vai começar com provas de castas Moscatel, na sala de análise sensoria. Esta prova vai começar pelas 14:30 e será orientada pelo sommelier Mike Taylor.

 

 

Às 15:00, a cozinha técnica vai receber uma sessão de criação de autor do chef André Lopes. O chef vai preparar um Magret de Pato com Risotto e redução de Moscatel.

 

 

O programa do Setúbal Wine and Flavours vai terminar às 16:00 com uma prova de castas. Nesta prova, o sommelier Carlos Vivas vai apresentar as suas comunicações em “O Papel do Sommelier” e “A Arte do sabre”.

 

 

O evento tem uma entrada diária de 3€ e conta com a oferta de um copo. O evento vai começar às 14:00, encerrando nos dias 15 e 16 às 24:00. No dia 17 de Setembro encerra às 19:30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.