Nelson Evora

 

A SIC e a SIC Notícias vão emitir o documentário de João Pedro Plácido que oferece um olhar diferente sobre Nelson Évora.

 

 

Entre imagens do passado e a evocação das Olimpíadas, acompanhamos o atleta no seu quotidiano. A dureza dos treinos, o esforço constante da auto-superação, a tensão nas competições, e a convivência com a mãe e os amigos, são alguns dos momentos que pontuam esta viagem ao íntimo do atleta onde percorremos o caminho de Odivelas até ao Olimpo.

 

 

‘NELSON’ é um documentário sobre o atleta e o homem por trás da figura pública. Retrato de um indivíduo no desporto. Desde os primeiros passos descomprometidos e brincalhões no atletismo até ao rigor e dia-a-dia da alta competição. O trajeto percorrido e tudo o que o rodeia. Motivação. Sofrimento. Alegria. Inspiração. A procura do que é comum nos atletas de alta competição e o que os torna tão singulares. O carisma, a personalidade, as atitudes consequentes, exemplares. 

 

 

As falhas, os momentos que ninguém vê, o carinho de uma mãe distante mas presente, uma irmã dedicada, amigos de infância, um treinador emotivo. Percorrer a carreira com intensivo uso de imagens de arquivo inéditas, desde as primeiras corridas até à recuperação de lesões. Criar no espectador empatia com a evolução do atleta ao longo dos anos. Fazer o retrato de Nelson hoje é deixar um legado.

 

 

Os Jogos Olímpicos 2016 são mais uma competição, possivelmente não terão no documentário importância superior a outras. Servem para marcar o tempo presente, datar o filme, pontuar um final. Interessa criar no espectador a sensação de trajecto percorrido, um caminho, um destino consciente, trabalhado. Mostrar que atletas de alta competição por muito natos que sejam, fazem escolhas todos os dias. É esse dia-a-dia que se quer transmitir, viver, suar, estar. O dia-a-dia de ontem é transmitido por arquivo.

 

 

Para unir passado e presente, hoje e amanhã, as conversas informais de amigos, do público e de outras pessoas próximas serão privilegiadas às entrevistas. Vamos acordar com o Nelson, sofrer e rir com ele, partilhar a intimidade sem voyeurismos.

 

 

Para ver quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Jornal da Noite e sexta-feira, dia 19, o documentário na integra às 23:00, na SIC Notícias

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6771 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.