Sopa Caramela será a estrela em Palmela

A tradicional Sopa Caramela vai estar no centro das atenções do concelho de Palmela, ao longo da primeira quinzena de maio, numa organização do Município e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Através do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de Maio, são dinamizados os “Fins-de-Semana Gastronómicos da Sopa Caramela”.

 

No dia 13, entre as 18:00 e as 20:00, a Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, recebe um showcoking de sopa caramela. A 14 Maio, às 18 horas, a Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, volta a receber o concurso de sopa caramela. A iniciativa inclui uma visita guiada à adega com prova de vinhos e degustação das sopas concorrentes com lanche regional (valor: 8 euros).

 

 

A programação especialmente dedicada à Sopa Caramela surge a par da primeira edição do Mercado Caramelo, iniciativa promovida pela Confraria Gastronómica da Sopa Caramela e pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do Município de Palmela. A Sopa Caramela é um prato à base de batata, feijão, repolho, toucinho e enchidos. As origens desta sopa remontam ao final do séc. XIX, período em que os trabalhadores rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, denominados “caramelos”, se deslocavam sazonalmente, para as propriedades agrícolas da região, nomeadamente, para a Herdade de Rio Frio. Muitos acabaram por instalar-se na zona onde, hoje, se localiza Pinhal Novo, trazendo consigo a sua identidade cultural.

 

 

Os restaurantes que participam nesta iniciativa são: “3 Geração”, “A tipoia”,”Âncora e Serrano”, “Bobo da Corte”, “Casa do Castelo”,” Culto Café”, “Dona Isilda”,”Dolce e Canela”, “Four’k”, “Pousada de Palmela”, “Alcanena”, “Casa da Pimenta”,”Lancelote”,”Moscatello-Arrábida Resort & Golf Academy”,”O Gama”,” O Central”, “O Forno”,” O Tascão”,”O Telheiro”, “Aromas-Aldeamento Turístico FPalmela”,”Mar Até Cá”, “A Moagem” e “Montalegre”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.