Torricado com Bacalhau Assado traz Sabores do Campo à Mesa, em Vila Franca de Xira

 

 

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com 26 restaurantes do Concelho, volta a promover a Campanha de Gastronomia “Sabores do Campo à Mesa”. Ao longo de todo o mês de Novembro, o Torricado com Bacalhau Assado é o mote para esta campanha, que dá a conhecer um prato com raízes históricas no campo da Lezíria, muito apreciado e bem reconfortante para os dias mais frios que chegam. Os restaurantes participantes nesta campanha distribuem-se por Alhandra, Alverca, Calhandriz, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho, Vialonga e Vila Franca de Xira.

 

 

Inseridos na estratégia de divulgação desta Campanha de Gastronomia, a Câmara Municipal vai promover Show-Cookings nos mercados municipais, sempre ao Sábado, pelas 11:00, começando já dia 27 de Outubro, no Mercado do Forte da Casa. A demonstração do modo de confecção e a degustação deste prato tradicional do Ribatejo acontece assim em saudável “convívio” com muitos dos ingredientes frescos que lhe dão o seu paladar tão típico e genuíno.

 

 

Confeccionado de forma tradicional ou com toques de modernidade, o Torricado com Bacalhau Assado dá a garantia de uma boa refeição e convida também à descoberta de outras experiências turísticas no Concelho vila-franquense. No período em que decorre a Campanha, associam-se à Câmara Municipal um conjunto de parceiros e ofertas, com descontos em diversas experiências, tais como equitação e observação de aves no Estuário do Tejo, alojamento e vinhos. A própria Câmara Municipal apresenta algumas propostas de fim-de-semana, com especial destaque para os dias 17 e 18 de Novembro, em que estão programadas visitas ao núcleo museológico Barco Varino “Liberdade”, que incluem passeio a bordo. Mas os percursos naturais existentes, desde logo o Parque Urbano Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo (Póvoa de Santa Iria) e demais Caminhos Pedonais Ribeirinhos, são um convite permanente a uma visita a este território, ao longo de todo o mês e em todos os dias da semana. Para quem prefira aliar a Gastronomia a uma experiência cultural, a rede de Museus (municipal e não só) reflecte a riqueza do Património existente no Concelho e tem ofertas únicas à escala nacional: o Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, para além de se constituir como um projecto museológico diferenciador no País, destaca-se presentemente pela exibição da Exposição “Candido Portinari em Portugal”, que reúne numa só exposição um conjunto alargado de obras e documentação de um dos maiores e mais aclamados pintores brasileiros, a que se junta a mítica obra “Café”, proveniente do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

 

 

 

O vinho de produção 100% municipal, “Encostas de Xira”, é uma excelente sugestão para acompanhar o Torricado com Bacalhau Assado e também outros pratos de carne ou peixe. Com uma crescente afirmação e popularidade, a que não é alheia a sua grande qualidade, este é um produto que se insere numa estratégia de afirmação da marca Vila Franca de Xira e de promoção turística deste território. O Vinho “Encostas de Xira” encontra-se à venda no Posto de Turismo Municipal, e também em alguns dos restaurantes que participam nesta Campanha, estando actualmente disponíveis os Blend Branco e Tinto e também o Varietal de Arinto. O “Encostas de Xira” encontra-se também já à venda no “Intermarché” de São João dos Montes, sendo objectivo da Autarquia alargar os pontos de venda a outras superfícies comerciais do Concelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.