Turijobs apresenta relatório sobre emprego no sector do turismo e há surpresas…

 

 

O Turijobs, o portal de emprego de referência na área do turismo e hotelaria, apresenta o Relatório Anual sobre o Emprego no sector do Turismo com o objectivo de fazer um balanço da oferta e procura da indústria durante o ano de 2018.

O Turijobs destaca como um dos pontos principais, a disponibilidade geográfica que apresentam os profissionais portugueses do Turismo e Hotelaria. Segundo os dados concluídos a partir de cerca de 170.000 usuários, 3 em cada 4 profissionais estariam efectivamente, disponíveis a aceitar uma proposta de emprego fora da sua localidade. De todos os candidatos, podemos destacar ainda que cerca de 31,92% afirma ter disponibilidade internacional, cerca de 18,65% afirma ter disponibilidade europeia, 15,90% disponibilidade nacional e apenas cerca 8,75% limitam as suas oportunidades profissionais à área regional.

Entre os sectores mais procurados pelos profissionais do sector de Turismo e Hotelaria em Portugal, podemos observar que a Recepção (33,55%), seguida pela Sala e Bar (17,76%) e Agência de Viagens (12,05%) são as áreas mais procuradas.

Por outro lado, as áreas com mais ofertas laborais são Sala e Bar (21,54%), Cozinha (19,28%), Recepção (16,09%), Atenção ao Cliente (6,86%) e Agência de Viagens (6,65%). Em Portugal, as zonas onde se registam um maior número de ofertas de emprego durante o ano de 2018 foram as seguintes: Lisboa (48,79%), Porto (19,92%), Faro (18,28%), Setúbal (3,34%) e por fim Leiria (1,84%).

Segundo dados internos da Turijobs, os profissionais com formação superior, continuam a liderar o sector de Turismo e Hotelaria em Portugal, com cerca de 59,56% dos profissionais com um nível de formação superior, 40,48% dos profissionais com ensinos básicos e uma percentagem quase inexistente de profissionais sem formação (0,06%). Estes valores transparecem uma vez mais o desenvolvimento e inovação que este sector tem vindo a registar durante os últimos anos.

Para a elaboração deste relatório foram utilizadas fontes internas da Turijobs que, sendo um agente activo do sector, tem uma visão global e real sobre a situação do mercado profissional no sector. Actualmente, Turijobs Portugal conta com mais de 5.400 empresas e mais de 170.000 candidatos registados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.