Turismo do Porto e Norte de Portugal: 26 Fins De Semana, 75 Municípios, 1000 Restaurantes e 450 Empreendimentos Turísticos

tnpn

 

Os fins-de-semana gastronómicos do Porto e Norte de Portugal foram apresentados em Vila Real. Serão 26 fins-de-semana, 75 municípios, 1000 restaurantes e 450 empreendimentos turísticos envolvidos neste périplo que convida os turistas a experimentar o melhor da gastronomia e vinhos do norte do país. Esta iniciativa decorre de 04 de Novembro de 2016 a 28 de Maio de 2017.

 

 

A IX Edição dos Fins-de-semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal vão estar em mais de 1000 restaurantes e 450 empreendimentos turísticos, por todo o território. O Guia dos Fins-de-semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal foi apresentado e aí estão inscritos os restaurantes aderentes e ainda são apresentadas receitas típicas de cada município e informações detalhadas dos locais, como a menção às condições da acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.

 

 

Anfitrião da sessão de apresentação do Guia, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, destacou “as sinergias que o município e a TPNP têm criado em prol do desenvolvimento do turismo na região e no país”, sublinhando em concreto “a realização do WTCC em Vila Real”.

 

 

Sobre os Fins-de-semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal acrescentou “dentro do quadro das dificuldades económicas e financeiras que caracterizam estas regiões, também os vários intervenientes e decisores locais e regionais têm procurado responder positivamente a este desafio. Os fins-de-semana gastronómicos são um bom exemplo disso mesmo, em que a Entidade Regional de Turismo congrega a diversificada oferta gastronómica do Norte e a mostra ao mundo. Carnes, Peixes, Enchidos, Azeite, Doçaria, Vinhos, enfim, felizmente neste aspecto Portugal é rico!”

 

 

Para o jornalista José Silva, especialista em gastronomia e vinhos, esta edição dos Fins de Semana Gastronómicos destaca-se pela “oferta de um copo de vinho das regiões demarcadas do Porto e Norte, pela inclusão do petisco regional, uma via para se chegar à gastronomia da Região, e a relevância dos nossos azeites que não param de ganhar prémios em todo o mundo”.

O Guia está disponível no site da TPNP e respectivas lojas.

 

 

Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que em Agosto o Porto e Norte foi o destino com maior crescimento continental na taxa de ocupação (64%) passando de 1,4 para 2,1; o território teve a maior subida nacional nos proveitos por aposento (18,5%). Agosto também trouxe mais espanhóis ao Porto e Norte: continua a ser o principal mercado emissor e teve este mês crescimento de cerca de 10%.

 

 

Em Setembro, segundo os dados da Loja de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, existe uma variação positiva de 8% no total dos produtos estratégicos com destaque para uma maior procura de programas de degustação de vinhos e visita a Quintas de produção de Vinhos do Porto e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.