O maior eclipse lunar do século XXI vai acontecer na noite de 27 de Julho, coincidindo com uma passagem do planeta Marte a apenas 57 milhões de quilómetros da Terra. Para que não se perca pitada desta dança astrofísica, o Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro vão, nessa noite, proporcionar uma sessão gratuita de observação do fenómeno, com início previsto para as 21:22.

 

 

Tal como sucede noutras ocasiões, a Lua vai atravessar o cone de sombra criado pela Terra durante quase quatro horas, criando um eclipse lunar de grande impacto e já considerado o maior deste século: a Lua vai ainda adquirir um tom avermelhado, produzido pela reflexão da luz do Sol na atmosfera terrestre.

 

 

Nessa mesma noite, o planeta Marte estará muito próximo da Terra, sendo também particularmente visível. Passará no firmamento a uma distância de 57 milhões de quilómetros, muito próximo da distância mínima verificável entre os dois astros (54.6 milhões de quilómetros). No seu ponto mais distante, Marte chega a ficar a 401 milhões de quilómetros de distância.

 

 

A observação destes belos e inusuais fenómenos nos jardins da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, vai ser orientada por José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia, que há mais de 20 anos se dedica à divulgação científica. Este evento totalmente dedicado ao céu terá uma duração de 1:43m, não sendo necessária inscrição prévia. Basta comparecer e mergulhar de cabeça na infinita profundidade do firmamento.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.