Vicen Betit é a responsável pelos cabelos e maquilhagem em “Vidago Palace”

vidago-palace

 

Antes de enfrentarem o dia de gravações, os actores e as actrizes que compõe o elenco de “Vidago Palace” tem que passar pelos cabelos e pela maquilhagem. Neste departamento brilha Vicen Betit, valenciana de nascimento. A espanhola já fez cinema e algumas séries de época, estando agora responsável pelo visual do elenco da nova produção conjunta da Hop e da PortoCabo. Todos os dias, quatro pessoas, mais uma assistente, preparam 37 actores para poderem incorporar os hóspedes do Vidago Palace Hotel.

 

 

“Primeiro dão-nos um plano de trabalho…antes disso dão-nos as personagens e nós trabalhamos consoante a intenção das mesmas, o estatuto social, o carácter que tem. Temos as Perliquitetes que falam o tempo todo e sobre toda a gente. As pusemos um pouco mais antiquadas. Trabalhamos em cima daquilo que o director quer e depois fazemos a nossa pesquisa sobre a época”, explica Vicen Betit, responsável pelos cabelos e a maquilhagem em “Vidago Palace”.

 

 

Sendo um trabalho que se baseia nos anos 30 do século passado, Vicen Betit e a sua equipa teve que realizar uma extensa pesquisa para saber como se penteava e como era a maquilhagem mais em voga na altura. Em relação aos cabelos, estes normalmente eram mais longos, ao contrário dos cabelos muito curtos dos anos 20, e ondulados. Isto nas mulheres. O visual deveria ser sofisticado com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz, ao estilo da actriz Greta Garbo. Nos homens os penteados eram curtos e nítidos.

 

 

“O trabalho de pesquisa é feito anteriormente. Temos que montar todos os personagens. As Perliquitetes são um pouco mais complicadas. Demoram entre 30/40 minutos, dependendo. Temos que pentea-las, colocamos as cintas”, conta Vicen Betit sobre as personagens mais complicadas de se fazer.

 

 

As personagens masculinas nesta série têm cabelos curtos e barbas aparadas. Já as mulheres levam cabelos pela altura do pescoço e ondulados. Para prender os cabelos são utilizados ganchos, belas capelines ou turbantes coloridos que ajudam a compor os diversos penteados das personagens femininas que se movem pelos corredores do Vidago Palace Hotel. Os cabelos e a maquilhagem são realizados bem cedo, logo de manhã, e têm que durar todo o dia de filmagens.

 

 

“O cabelo mantêm-se todo o dia mas sempre que mudam de vestuário temos que retoca-las porque tiram e põem vestidos”, diz Vicen Betit. O “quartel-general” da responsável pelos cabelos e a maquilhagem da série ficava num edifício ao lado do hotel. A sala de maquilhagem servia igualmente de sala de convívio dos actores que todas as manhãs tinham que se sentar nas cadeiras para serem devidamente penteados e maquilhados.

 

 

O pavilhão utilizado para receber conferências foi adaptado para receber durante o tempo de gravações toda a equipa técnica. Cabelos, maquilhagem e guarda-roupa ficavam neste local onde um grupo de mulheres trabalhava arduamente para que os actores desta produção luso-galega estivessem o mais fiel à época que estavam a representar em frente das câmaras.

 

 

“A Carlota é um personagem que tem que ter caracóis, ondulações, mas tem-lo liso. Primeiro colocamos rolos quentes, maquilhagem, vestir e voltar para pentear. Há vestidos que temos que tirar os rolos porque não cabem pois são muito estreitos e temos que tira-los”, conta a responsável pelos cabelos e a maquilhagem em “Vidago Palace”. Esta explica que não existe nenhuma ordem para as personagens serem arranjadas mas é necessário ter um cuidado com os cabelos quando chega a altura de colocar os vestidos e o restante guarda-roupa. Os vestidos utilizados pelas personagens são bastante estreitos, o que dificulta que os penteados sejam feitos antes de as actrizes estarem vestidas com o guarda-roupa das personagens. 

 

 

Se as irmãs Perliquitetes são aquelas que demoram, em média, mais tempo a serem arranjadas, a personagem da Carlota do Vimieiro (Mikaela Lupu) é possivelmente aquela que requer mais trabalho pois tem que se apresentar com caracóis no cabelo e a actriz tem o cabelo liso. Todos os dias a equipa de cabeleireiros tem que fazer caracóis no cabelo de Mikaela Lupu e têm que garantir que estes não se desfazem por nada.

 

 

“É muito exigente. Temos que acelerar pois dão-nos uma hora para fazer tudo e somos poucas. Há que correr muito. É um trabalho muito especializado”, diz Vicen Betit sobre o trabalho que ela, Natalia, Andrea e Iago fazem na sala de maquilhagem para prepararem os 37 actores que compõe a mais nova produção da estação pública.

 

 

“Vidago Palace” estreia a 30 de Março na RTP1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.