Vila do Conde: Apreensão de meixão no valor de 56 mil euros

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, na madrugada de hoje, 27 de Fevereiro, deteve dois homens, de 29 e 30 anos, na posse de cerca de 38 quilos de meixão, nas imediações de Vila do Conde.

No decorrer de uma operação de fiscalização nas imediações daquela cidade, os militares interceptaram um veículo, com dois ocupantes, que transportava enguia imatura viva e acondicionada em caixas de plástico com água para melhor preservação.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil ou meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O meixão apreendido poderia no mercado final (países europeus ou asiáticos) alcançar um valor de mais de 56 mil euros.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o meixão, por se encontrar vivo, sido devolvido ao seu habitat natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.