Vizela em Realidade Aumentada oferece liberdade e autonomia ao turista

Crédito: C.M.Vizela

 

 

O Município de Vizela apresentou a APP Avicella, tendo o Infocul apresentado entrevista ao Presidente do Município e ao Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, em tempo oportuno.

Esta app, disponível na IOS e Android, permite que os visitantes marcam encontro, em realidade virtual, com figuras da história e das tradições locais nos pontos de interesse turístico do concelho. Após descarregar a app, gratuita, os utilizadores são guiados pela mascote “Avicella”, por circuitos pedonais ou de automóvel previamente definidos.

Crédito: C.M.Vizela

Utilizar esta aplicação é fácil pois chegando aos pontos emblemáticos de Vizela, nomeadamente o centro histórico, a ponte romana, as termas, a capela de Nossa Senhora da Tocha, Tagilde e São Bento das Peras, os visitantes terão apenas de apontar os seus telemóveis para o local e colocar os auriculares para iniciarem a viagem ao passado. Nos seus ecrãs, serão apresentadas várias situações de Realidade Aumentada protagonizadas por personagens, como o escritor Camilo Castelo Branco, o médico hidrologista Abílio Torres, ou Joaquina Pedrosa da Silva, criadora do doce mais conhecido de Vizela, o bolinhol. Nesta experiência digital única, as personagens a três dimensões interagem com o visitante, que não ficará indiferente aos efeitos visuais e sonoros, e proporciona ao utilizador, 16 experiências únicas em duas línguas, português e inglês, com um sistema misto de marcadores e orientação georreferenciada, sendo uma aplicação inovadora de circuito turístico urbano.

Crédito: C.M.Vizela

Para quem visita Vizela é ainda importante deixar alguns destaques:

TERMALISMO

Vizela é desde há muitos anos conhecida como “Rainha das Termas de Portugal”. A presença de águas termais remonta ao Séc. XVIII, sendo que em 1785 foram criadas as primeiras instalações. Hoje as Termas de Vizela estão dotadas de equipamento devidamente adequado às necessidades actuais. Com uma imagem moderna, sem comprometer o seu carácter histórico. A águas das Termas de Vizela são destinadas para tratamentos de problemas otorrinolaringológicos, dermatológicos e reumatológicos. O bem-estar é também tido em conta, existindo um spa para massagens e tratamentos relaxantes.

TURISMO RELIGIOSO

Em Vizela destaca-se o Santuário de S. Bento. Junto ao mesmo existem duas capelas, uma do Século XVI e outra do ano 1970, dois miradouros para apreciar o Vale de Vizela, um parque de merendas, uma Cista Romana e um costume antigo representado pela cor branca com que são pintados diversos rochedos na encosta junto ao Santuário. Também, nas diferentes freguesias de Vizela: Capela de Santa Ana (1920), Igreja do Senhor das Cinco Chagas (1850), Capela de S. Domingos (1930), Igreja de Santa Eulália (1722), Capela de Nossa Senhora da Tocha (Séc. XVIII), Igreja de S. João (1909) e Igreja Matriz de S. Miguel (Séc. XVII).

Crédito: C.M.Vizela

GASTRONOMIA E VINHOS

A oferta gastronómica de Vizela é diversificada. O destaque vai para o Bolinhol, doce tradicional e único em Portugal. Criado em 1880, a suave cobertura branca de açúcar sobre a massa levemente húmida, confere-lhe um sabor inigualável. Os vinhos produzidos no concelho de Vizela são hoje também uma referência. Os diferentes produtores têm arrecadado vários prémios a nível nacional e internacional, com vinhos que dignificam a região do Vinho Verde. Nos muitos restaurantes de Vizela os visitantes podem desfrutar de refeições, com destaque para o bacalhau e pratos de carne, que são autênticas experiências da gastronomia regional.

PATRIMÓNIO, CULTURA E LAZER

Em Vizela a autenticidade está presente no património, material e imaterial, na cultura, caracterizada por tradição e modernidade, nos diversos espaços de lazer, onde os elementos naturais se destacam. Entre muitos outros locais, sugere-se visita ao Padrão do Tratado de Tagilde, monumento evocativo da mais antiga aliança militar existente no mundo, à Ponte Romana, classificada como Monumento Nacional, ao Parque das Termas e à Marginal Ribeirinha, onde a diversidade da flora se cruza com actividades desportivas e de lazer. Sugere-se participação nos diversos eventos que se realizam em Vizela ao longo de todo o ano (Feira do Bolinhol, Festas da Cidade, Festa da Juventude, Vizela Cidade Natal e muitos outros).

ALOJAMENTO

Vizela conta com uma oferta interessante no que respeita a alojamento. Na cidade existem dois hotéis de categorias diferentes, um de 4 estrelas com 65 quartos e outro de 3 estrelas com 13 quartos. Em diferentes freguesias do Concelho verifica-se ainda a existência de sete empresas classificadas como Alojamento Local, disponibilizando um total de 39 camas.

Crédito: C.M.Vizela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.