Airbnb quer preços mais transparentes e elimina taxas de limpeza

O Airbnb está a eliminar progressivamente a taxa de limpeza com o objetivo de ter preços mais transparentes na plataforma.

Desde o início do ano passado, a empresa começou a mostrar aos hóspedes preços com tudo incluído ao reservar. Entretanto, quase 300.000 proprietários removeram ou reduziram as taxas de limpeza, disse o Airbnb no seu relatório de lucros hoje. Agora, quase 40% dos anúncios ativos não cobram taxas de limpeza.

Do lado do cliente, estas taxas de limpeza têm sido uma frustração de longa data. Podia-mos encontrar uma pechincha ao alugar uma casa de férias no Airbnb, apenas para navegarmos até ao checkout e ver centenas de euros em taxas de limpeza adicionadas no último passo. Entretanto, à medida que as taxas de limpeza aumentavam, também aumentava o preço médio de aluguer na plataforma. Por fim, isto acabou por tornar o Airbnb uma escolha menos atrativa ao reservar uma viagem.

Quem paga agora as taxas de limpeza?

A queda da taxa de limpeza levanta algumas questões: os anfitriões do Airbnb simplesmente já não estão a pagar por serviços de limpeza? Ou simplesmente estão a incluir os custos de limpeza das suas propriedades nos preços do anúncio? Quando o Airbnb lançou o que chama de “Exibição de Preço Total”, parecia estar à procura de um meio-termo.

“No momento do check-out, os hóspedes não devem ter que realizar tarefas de check-out irrazoáveis, como retirar as roupas da cama, lavar roupa ou aspirar ao sair de seu Airbnb”, disse o Airbnb na época. “Mas achamos razoável pedir aos hóspedes que apaguem as luzes, deitem fora o lixo e fechem as portas – assim como fariam ao sair da sua própria casa.”

É difícil acreditar que apenas lembrar os hóspedes de apagar as luzes faria tanta diferença financeira.

No geral, o Airbnb aumentou sua receita trimestral em 17%, para US$ 2,2 bilhões de dólares (2 bilhões de Euros), de ano para ano. No entanto, devido a um custo tributário único no valor de US$ 1 bilhão de dólares (934 milhões de euros), a empresa teve um prejuízo de US$ 349 milhões de dólares (326 milhões de euros) no trimestre.

Fontes: airbnb / techrunch

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