“Aqui tão longe”: A nova série da RTP 1

arrowarrow


“Aqui tão longe” é uma série sobre a distância, aquela entre pessoas, objectivos, sonhos; aquela entre o que queremos e o que podemos, entre o que desejamos e o que precisamos. A estreia está marcada para 29 de Março na RTP 1.

 

A distância entre a necessidade de segurança e o impulso pela busca de aventura, entre o que somos e o que desejamos ser, entre o que éramos e no que nos vamos tornar; entre o que o mundo faz de nós e nós com ele.

 

 

A acção decorre maioritariamente em Lisboa, no Portugal actual, multicultural, gentrificado, em crise social, económica e de valores. A maneira como o panorama presente afecta as relações humanas é o catalisador da narrativa. As circunstâncias sobrepõem-se à vontade de cada um dos personagens, obrigando a sucessivas e bruscas mudanças de planos de cada uma delas” informa a nota de imprensa da RTP.

 

 

O núcleo da série é a família: as transformações que a actual crise, a austeridade, a instabilidade social, a ameaça de terrorismo, e o medo, provocaram nos agregados familiares, que se mantêm, apesar de tudo, como único elemento de refúgio e segurança” acrescenta a mesma nota.

 

 

“Aqui tão longe” “é também, por isso, uma série onde pessoas de várias gerações, e de uma classe média em risco de extinção, lutam para ter mais da vida para além da mera sobrevivência, recusando até à última o facto de que a batalha travada é apenas para não perderem o pouco que ainda têm. A sombra da austeridade reinante resulta numa metáfora da perda e do medo, a todos os níveis. A intensa confusão, desvario e desnorte empurram cada um dos protagonistas para situações que os transformam naquilo que precisam de ser, mais do que naquilo que gostavam de se tornar” remata a mesma fonte.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador