Antuã: Apreensão de pintassilgos capturados ilegalmente

 

 

O Comando Territorial de Aveiro, através do Destacamento Territorial de Santa Maria da Feira, no dia 31 de Agosto, apreendeu pintassilgos e material utilizado na sua captura, em Antuã.

No decurso de uma fiscalização rodoviária, na área de serviço da A1, em Antuã, sentido Norte – Sul, os militares detectaram dois veículos que continham no seu interior diverso material relacionado com captura ilegal de aves. Efectuada a abordagem aos veículos foi possível verificar a existência de animais vivos e mortos que haviam sido capturados e vários materiais utilizados no processo da sua captura. Da apreensão, destacam-se:

· Uma gaiola, contendo quatro pintassilgos no seu interior;

· Cinco chamariz de pintassilgos;

· Duas baterias para os chamarizes;

· Um frasco de cola;

· Garrafas com petróleo;

· Gaiolas;

· Diverso material utilizado na captura de aves;

Foram identificados quatro indivíduos, com idades entre 41 e os 52 anos, e elaborados quatro autos de contra-ordenação com coimas que podem atingir os 3740 euros, enviados à autoridade administrativa competente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, para instrução dos processos.

Esta acção teve o apoio do Núcleo de Protecção Ambiental, que efectuou o transporte e entrega dos animais ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.