“Berlim 1936- A Ilusão Final” na RTP 2

Um documentário sobre os Jogos Olímpicos de 1936 realizados em Berlim, considerados até hoje os mais grandiosos, mais bem realizados e os melhor explorados politicamente que será exibido na RTP 2, no dia 16 de Agosto pelas 00:55.

“Berlim 1936, A Ilusão Final” conta-nos a história dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, desde a preparação rigorosa da competição até aos jogos em si, transformados pela propaganda nazi num espetáculo maravilhoso e triunfal. E a forma como apenas uma temporada olímpica permitiu a Adolf Hitler ser um grandioso anfitrião para com os países que em breve tentaria invadir.  

 

 

Verão de 1936. Os Jogos Olímpicos de Berlim, organizados pelo regime nazi, funcionaram como uma grande montra para a Alemanha, uma potência atlética, pacífica e rejuvenescida.

 

 

Após uma longa discussão, as grandes democracias do mundo concordaram em enviar atletas para a capital do Reich. Durante quinze dias, os Jogos Olímpicos fizeram o tempo parar. A violência e o ódio que até então reinava nas ruas de Berlim desapareceu repentinamente, dando lugar a uma comunhão humana através do espetáculo e do desporto.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador