Ciclo-Peregrinação Barcelona / Fátima

peregrinaçao

 

14 dias e 1350km depois, foi o tempo que os peregrinos que partiram de Barcelona em bicicleta demoraram para chegar ao Santuário de Fátima. A 14 de Maio, às 15:00, os peregrinos laringectomizados Pedro Maciel e Manuel Santos, membros do MOVAPLAR (Movimento de Apoio ao Laringectomizado), vão ser recebidos no Parque Felício Loureiro.

 

 

Neste parque vão estar representados os Serviços de Saúde Pública Hospitalar, Associações de Solidariedade e claro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vão dinamizar um conjunto de actividades desportivas e de sensibilização social, para além das actuações de: Dwaal, Yakari, Good Stuff, Charles Sangnoir, We Buffalo e os Her Name Was Fire.

 

 

Para o dia anterior ao evento, 13 de Maio, espera-se a chegada desta Ciclo-Peregrinação ao seu ponto de chegada, onde estará presente o Papa Francisco e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, depois de 14 dias a pedalar, encontrando-se nas últimas etapas do percurso.

 

 

A partida aconteceu na X Asamblea “Del Optimismo”- Encontro Internacional de Laringectomizados, que aconteceude em Vilanova i La Geltrú, no dia 29 de Abril, em Barcelona. Estes foram acompanhados por um cortejo de ciclistas da região que coloriram este momento com muita pompa e circunstância.

 

 

O MOVAPLAR (Movimento de Apoio ao Laringectomizado) da LPCC (Liga Portuguesa Contra o Cancro), voltou assim a apoiar assim esta iniciativa de 2 peregrinos laringectomizados que protagonizam a ciclo-peregrinação “Dar Voz à Esperança”, que teve a sua primeira edição de sucesso em 2015.

 

 

Nesta Ciclo-peregrinação de 2017, o Tiro de Partida simbólico foi disparado em Belém, a 23 de Abril do Colégio de São José após missa na capela pelo Frei Bento Domingues, seguido de cortejo de amigos em percurso até ao fim da Calçada da Ajuda, junto do Palácio de Belém.

 

 

Este evento é organizado pela União de Freguesias de Queluz e Belas.