Contentor 13 recebe David Ferreira e Anabela Mota Ribeiro para falarem sobre Camané

Um programa que nos leva numa viagem pelo mundo cultural falado em português. Para ver na RTP 2 no dia 03 de Junho pelas 00:20.

O próximo Contentor 13 recebe David Ferreira e Anabela Mota Ribeiro para falarem de Camané.

 

 

O primeiro contacto de Camané com o Fado aconteceu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma maleita infantil se centrou na colecção de discos dos pais e descobriu os grandes intérpretes: Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e Carlos do Carmo.

 

 

Em 1977 participa na “Grande Noite do Fado”, onde regressa em 1979 e se sagra vencedor. O concurso permite-lhe a gravação de um álbum produzido pelo mestre António Chainho e de mais alguns discos nesta fase. É contratado para diversas casas de fado e faz parte do elenco de diversas produções dirigidas por Filipe La Féria, como a Grande Noite, Maldita Cocaína e Cabaret, onde adquiriu assinalável evidência.

 

 

A edição de “Uma Noite de Fados”, elogiada pela crítica especializada, elegeu Camané como a voz mais representativa da nova geração do fado, possibilitando o reconhecimento da qualidade do seu trabalho pelo grande público. Realizou desde essa altura inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro.

 

 

Em 2015, o disco Infinito Presente teve entrada directa para o 1º lugar no top de vendas.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: