Essence inn Marianos: Fátima com novo alojamento!

essence inn marianos

 

O hotel Essence inn Marianos abre portas em Fátima por ocasião da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, quando o país acolhe o Papa Francisco, nos cem anos das Aparições. A inauguração oficial da nova unidade hoteleira quatro estrelas da cidade-santuário está agendada para uns dias depois, a 18 de maio, com um programa ainda a anunciar. 

 

 

 

Os conceitos Espiritualidade e Inclusão não são nesta nova unidade hoteleira teóricos ou abstratos, porque se veem, se sentem, quer pelos hóspedes, quer pelos funcionários, ou não fosse o Essence inn Marianos o primeiro hotel inclusivo de Fátima.

 

 

 

Várias inovações e novidades surgem com este hotel, nomeadamente, entre outras, o uso da tecnologia Be My Eye e a abertura de um espaço exclusivo para venda de velas no qual, além da compra, por meio de uma parceria estabelecida com a fábrica de velas e produtos decorativos Manulena, o cliente pode criar e personalizar a sua vela. 

 

 

 

Alguns elementos diferenciadores do hotel, que tem como lema “Despertar Sentidos”, começam na própria arquitetura, da autoria do gabinete Branco Cavaleiro Architects, que projetou uma unidade hoteleira de linhas modernas e traços simples, com espaços bem dimensionados e ambiente contemporâneo e cosmopolita. 

 

 

 

Mas a surpresa não fica por aqui. O despertar dos sentidos é reforçado pelo carácter temático assumido em cada piso, caracterizado por um tema e uma essência associada: piso 1 Floral, piso 2 Frutado, piso 3 Natural, piso 4 Amadeirado, piso 5 Oriental.

 

 

 

Com uma localização privilegiada pela proximidade com o Santuário, o Essence Inn Marianos resulta da requalificação de duas unidades hoteleiras propriedade da Congregação dos Marianos: o Hotel Marianos e a Pensão S. Paulo. 

 

 

 

Os dois antigos empreendimentos estão agora irreconhecíveis já que foram completamente requalificados. O próprio conceito de hotelaria foi redefinido com este novo projeto: Espiritualidade e Inclusão passam a ser as dimensões estratégicas e distintivas do Essence Inn Marianos.  

 

 

 

“Pretendemos manter o apelo que nos caracteriza como congregação religiosa, a uma vivência de espiritualidade, mas apresentamos agora uma oferta de bem-estar e de lazer que queremos inclusiva e diversificada”, explica o padre Jovanete Paulo Vieira, superior da congregação dos Marianos da Imaculada Conceição em Portugal e diretor do Essence Inn Marianos.

 

 

 

Além dos dispositivos habituais que servem as pessoas com mobilidade reduzida ou total, o Essence Inn Marianos terá toda a sinalética em Braille e será o primeiro hotel em Fátima a usar a tecnologia inovadora Be My Eye, para auxílio às pessoas cegas que chegam ao hotel.

 

 

 

A pretensão da inclusão não está contudo pensada unicamente para os hóspedes, alarga-se ao próprio funcionamento da unidade hoteleira, já que 20% dos colaboradores são portadores de alguma deficiência/limitação.

 

 

 

“Temos, em diferentes serviços, funcionários com algum tipo de limitação, nomeadamente auditiva, cognitiva, motora e congénita. Sobretudo queremos envolver, acolher e sensibilizar para a inclusão”, explica Rita Cunha, assistente de direção do hotel. 

 

 

 

O Essence Inn Marianos tem 91 unidades de alojamento: 76 quatros duplos e 10 singles; 3 suites e 2 apartamentos. Desses, 38 espaços de alojamento estão preparados para receber hóspedes com mobilidade condicionada. 

 

 

 

Falamos de uma unidade hoteleira vocacionada para turismo de lazer, cultural ou religioso, para viagens de negócios ou eventos familiares, sociais e empresariais. O hotel é servido de um business center com três salas que podem ser usadas juntas ou de forma separada. 

 

 

 

Serão os antigos clientes a ter o privilégio de estrear o novo hotel. “Trabalhamos com as mesmas famílias e grupos há anos, queremos que sejam eles os primeiros a apreciar e a desfrutar o novo hotel. A Inclusão também está nestes pequenos gestos, só assim tem sentido falarmos em verdadeiro acolhimento”, refere o padre Jovanete Paulo Vieira.

 

 

 

Com estacionamento privado para ligeiros e para autocarros, o Essence Inn Marianos possui uma piscina interior, com luz natural indireta proporcionada por um pequeno pátio. O restaurante tem vista privilegiada para a Praça Luís Kondor e capacidade para mais de 100 pessoas. O hotel tem dois bares: um serve a zona da recepção e do restaurante e o outro é um piano bar, junto do business center. 

 

 

 

A congregação dos Marianos da Imaculada Conceição foi fundada em 1673 pelo Beato Estanislaw Papczynski, na Polónia. Possui atualmente 485 membros em 19 países. A congregação foi introduzida em Portugal em 1754 pelo zelo missionário de Frei Casimiro Wyszinski e atualmente trabalha em diferentes áreas de apostolado: juvenil e vocacional, da misericórdia, paroquial, acolhimento, fé e cultura. 

 

 

 

O Seminário dos Marianos estabelece-se como casa religiosa em Fátima em 1972, num edifício onde em tempos funcionara a Clínica de Fátima. Posteriormente passa a hotel. A Pensão São Paulo era contígua ao terreno do Seminário e foi adquirida em 1983 com o objetivo de acolher peregrinos. No novo Essence Inn Marianos existe um espaço que evoca a antiga capela, que lembra o carisma dos Marianos, convite para o enriquecimento cultural, espiritual e religioso. 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador