A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal de Évora, em colaboração com o Destacamento de Trânsito de Évora, no dia 22 de Janeiro, apreendeu 12 230 quilos de tabaco, na autoestrada A6, junto à fronteira do Caia.
Na sequência de uma acção de controlo de mercadorias em circulação, os militares detectaram um veículo pesado de mercadorias que transportava diversas caixas que continham tabaco de corte fino, sem se fazer acompanhar de qualquer tipo de documentação comercial ou aduaneira.
Desta acção resultou a apreensão do tabaco e na detenção do condutor, um homem de 48 anos, devido à suspeita da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo.
O tabaco de corte fino apreendido daria para produzir mais de 12 milhões de cigarros, correspondendo a um valor de fraude ao Estado, por não pagamento do Imposto Especial de Consumo e do IVA, estimado em 2,5 milhões de euros.