A artista plástica Joana Vasconcelos, que realizou uma obra para o Museu do Santuário de Fátima e que está instalada na Basílica da Santíssima Trindade e será apresentada a 12 de Maio, o canal História associaram-se para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima. O documentário “As Faces de Fátima” estreia no dia 08 de Maio, pelas 22:00.
Este documentário apresenta documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita. Serão um total de 23 especialistas de diversas áreas profissionais (Historiadores, Teólogos, Sociólogos, Antropólogos, Médicos, Psicólogos, Filósofos, Escritores, Arqueólogos, Físicos, Matemáticos, Espiritas, Budistas, Judeus e Islâmicos) e com as mais variadas visões. Joana Vasconcelos oferece a Estr trabalho uma face mais artística.
A obra de Joana Vasconcelos, “Suspensão”, realizada a convite do Santuário de Fátima no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, é uma apropriação monumentalizada de um dos objectos mais simbólicos da figura de Nossa Senhora de Fátima, bem como do seu santuário e espaços circundantes: o terço.
O terço típico em plástico que brilha no escuro torna-se, através da sua dimensão e instalação, numa escultura cuja leveza do suporte nos remete para a suspensão de tempo a que pertencem os momentos de contemplação e, consequentemente, elevação interior independentemente dos credos e modos de meditação.
“As Faces de Fátima” analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular. Este documentário vai comparar a evolução do culto a Fátima e sua “construção narrativa” entre 1917 e 1941, até à época das “Memórias” tardias da Irmã Lúcia.
Para “As Faces de Fátima” foram recriadas cenas reais, tendo como cenário algumas zonas históricas das cidades portuguesas de Fátima, Porto, Santarém, Coimbra, Leiria e Lisboa. Através de documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita, este documentário analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular. Entre a fé de sempre e o conhecimento de hoje, o canal História oferece uma revisão integrada e inovadora, de um fenómeno surpreendente da crença e da fé humana.
“Estamos muito entusiasmados com o resultado final. Sem especulações e sem preconceitos em ‘As Faces de Fátima’ vamos expor todas as faces de Fátima como nunca se ousou fazer até hoje. Todos os decores desta produção remetem para a localidade de Cova de Iria. Filmámos também em zonas históricas de algumas cidades portuguesas, no Santuário e no local das aparições, tentando enquadrar a realidade histórica do acontecimento de Cova de Iria, as suas implicações sociais e económicas, bem como as consequências que teve na Igreja, na terra, no País, no mundo e nas crianças que participaram nesse acontecimento”, afirma Carolina Godayol, directora geral de The History Channel Ibéria.
“As Faces de Fátima” estreia no dia 08 de Maio, pelas 22:00, no canal História.