João Sàágua é o novo reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Doutoramento Honoris Causa
Doutoramento Honoris Causa

 

 

 

João Sàágua é o novo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) para os próximos quatro anos (2017-2021). A cerimónia de tomada de posse decorreu esta tarde, na Reitoria, com João Sàágua a assumir como objectivos principais desenvolver o perfil internacional e aumentar o impacto da instituição no desenvolvimento sócio-económico local e nacional, consolidando a NOVA como uma Universidade global e cívica.

 

 

Para João Sàágua “o ensino e a investigação da NOVA devem ser realizados em ambientes genuinamente internacionais enquadrados no contexto atual que é o de um mundo globalizado e em mudança permanente. Adicionalmente, a NOVA deve comprometer-se cada vez mais profundamente com o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia da região onde está implantada e com o desenvolvimento do país, contribuindo assim para o futuro de todos.”

 

 

 

João Sàágua defende para o Ensino uma maior especialização, uma maior atração de alunos internacionais e um enriquecimento da formação complementar dos estudantes, que os prepare para serem excelentes profissionais, mas também cidadãs e cidadãos do mundo e líderes. Já na área da Investigação, pretende-se uma maior colaboração entre os grupos de investigação da NOVA e destes com redes colaborativas internacionais de forma a potenciar a abordagem dos temas interdisciplinares que constituem a prioridade das Agendas Mundiais. A Criação de Valor consiste no reforço de parcerias estabelecidas entre a NOVA, a sociedade e o setor empresarial, através de agendas colaborativas conjuntas.

 

 

 

 

João Sàágua é Professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA (FCSH/NOVA), tendo sido eleito por unanimidade pelo Conselho Geral da Universidade para liderar a instituição durante os próximos quatro anos.

 

 

 

Doutorado em Filosofia Contemporânea e docente na NOVA desde 1980, acumula uma longa experiência académica em todos os níveis de ensino – licenciatura, mestrado e doutoramento, em Portugal e no estrangeiro. Ocupava o cargo de Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para as áreas Académica e Relações Internacionais desde 2014.

 

 

 

A par de uma intensa atividade letiva e de investigação, João Sàágua exerceu também vários cargos de gestão académica nomeadamente na FCSH/NOVA da qual foi Diretor entre 2005 e 2013 em acumulação com a Presidência do Conselho Científico (entre 2009 e 2013).

 

 

 

 

A Universidade NOVA de Lisboa, instituição de ensino público generalista, é uma  referência a nível mundial. Com um ensino de excelência, uma investigação competitiva no plano internacional, sinergias inovadoras para o ensino e para a investigação e uma prestação de serviços de qualidade, nos planos interno e internacional, contribui para o desenvolvimento social, para a qualificação dos recursos humanos e sucesso profissional dos seus estudantes.

 

 

 

A equipa Reitoral, liderada por João Sàágua, é constituída por:

  • Professor José António Ferreira Machado, Economista e antigo diretor da Nova SBE, é Vice-reitor com a coordenação da área da criação de valor e do compromisso da universidade com a sociedade.
  • Professora Elvira Fortunato, Cientista de materiais, diretora do CINEMAT/FCT e coordenadora da rede das unidades de I&D da FCT, é Vice-reitora com a coordenação da área da investigação científica.
  • Professor José Fragata, Cirurgião, será Vice-reitor com a coordenação da área das Ciências da Saúde, na qual a NOVA tem três das suas nove unidades orgânicas, e consequentemente com a coordenação da Plataforma Nova Saúde.
  • Professor João Amaro de Matos, Professor da área das finanças, até agora Subdirector responsável pela internacionalização da Nova SBE, é Vice-reitor para o desenvolvimento internacional da universidade.
  • Professor José João Abrantes, Jurista e membro da equipa reitoral cessante, mantém-se Pró-reitor para os assuntos jurídicos e para a área académica, assumindo agora a coordenação da Plataforma Nova Polis.
  • Professora Patrícia Rosado Pinto, especialista em Educação Médica e em Ciências da Educação, é Pró-reitora para a área da Formação e coordenará a Plataforma Nova Forma.
  • Professora Isabel Nunes, Engenheira mecânica, é Pró-reitora e coordenará o Sistema de Monitorização e Avaliação da Qualidade da Universidade.
  • Professora Isabel Rocha, Especialista em biotecnologia, é Pró-reitora e coordena a ligação entre as áreas da criação e da investigação científica.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador