O Comando Metropolitano de Lisboa, através da 4ª Divisão Policial, ao início da manhã de dia 11 de Janeiro, na Quinta do Loureiro, em Lisboa, pelas 06:40, teve conhecimento de um incêndio que deflagrava num imóvel naquele bairro lisboeta. Dado que a origem do incêndio teve início no 5º andar, supostamente num termo ventilador, houve a necessidade de evacuar os habitantes de todo o imóvel em conjunto com os bombeiros presentes no local.
Havendo conhecimento que numa das fracções do 4º andar se encontrava uma idosa de 77 anos de idade a pedir socorro, de imediato quatro polícias da PSP, apesar do fumo intenso, mas sem hesitar, entraram na habitação e retiraram a idosa, transportando-a para o exterior. Os polícias da PSP tiveram de receber assistência derivado à inalação de fumos, enquanto a idosa foi transportada ao Hospital de São José onde ficou internada.
Como resultado do incêndio foram assistidos pelos bombeiros 8 moradores e os 4 polícias da PSP. Destes feridos houve necessidade de serem transportadas a unidades Hospitalares 6 deles.
A fracção onde teve início o incêndio ficou sem condições de habitabilidade pelo que os moradores iriam ficar em casa de familiares.
Dos fatos foi dado conhecimento à Polícia Judiciária que se deslocou ao local.