Oh Lisboa organiza “Caminhada Lisboa à noite, pelos Palácios de Santa Maria Maior” em Julho

O Projecto Oh Lisboa acaba de lançar mais um evento: “Caminhada Lisboa à noite, pelos Palácios de Santa Maria Maior”, que realizar-se-à no dia 15 de Julho a partir das 20:30.

Agora que regressam as noites quentes de Verão e sabe bem caminhar à noite, será um prazer mais uma vez acompanhar-vos nesta caminhada” refere o projecto em comunicado de imprensa.

 

 

Quando, nos finais da Idade Média, a corte dos reis de Portugal começou a permanecer durante períodos cada vez mais longos na cidade de Lisboa, os fidalgos iniciaram a construção dos seus palácios nas imediações dos Paços da Alcáçova e da Ribeira.

 

 

Um percurso pela actual freguesia de Santa Maria Maior revela-nos estas velhas casas senhoriais, mandadas erigir entre os séculos XVI e XVIII por grandes nomes da nobreza, mas também por homens recém-nobilitados já no século XIX.

 

 

Iniciando o nosso percurso junto do velho Paço da Alcáçova, percorreremos as ruas de Alfama, da Baixa e do Chiado em busca destes palácios – uns mantendo a sua função habitacional, outros transformados em espaços hoteleiros, comerciais ou culturais, outros ainda votados ao abandono, sem esquecer aqueles que foram entretanto destruídos – concluindo o nosso roteiro no Terreiro do Paço, onde outrora se ergueu o faustoso Paço da Ribeira, residência principal dos monarcas portugueses até ao grande terramoto de 1755.

 

 

Os interessados em participar deverão enviar por mail para ohlisboamail@gmail.com com  os seguintes dados: Nome completo, Nº BI/CC, e Data de nascimento. Deverão comparecer pelas 20:30 na escadaria da Sé de Lisboa. A actividade fica coberta por seguro e terá o custo de cinco euros por pessoa, que deverão ser pagos ao guia na altura do passeio. As crianças com menos de doze anos não pagam qualquer valor.

 

 

Será percorrida uma distancia de aproximadamente sete quilómetros, numa duração entre três e quatro horas num grau de dificuldade médio. A quem participar é aconselhado que use calçado confortável para caminhar, mochila e água.

 

 

O guia no percurso será André Leitão, licenciado e mestre em História, interessa-se sobretudo pela Idade Média, tendo focado os seus estudos na História da cultura e das universidades, bem como na História da cidade que o viu nascer em 1985.

 

 

Para mais informações podem consultar os telefones: 960 452 371 / 937 707 314 ou ainda através do seguinte link www.facebook.com/ohlisboablog .

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador