Pedro Rangel, anterior Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal, foi reeleito para a Direcção da Aliança Maçónica Europeia, para o Registo de Transparência da União Europeia, na assembleia geral da AME, organizado pelo Grande Oriente Belga, em Bruxelas, no passado dia 15 de Setembro 2019.

O Registo de Transparência da União Europeia é uma pool de organizações políticas, associações sindicais/empresariais/profissionais, de Lobistas, Grupos de reflexão, instituições académicas e de investigação, Organizações representativas de autoridades locais, regionais e municipais e outras organizações públicas, Organizações não governamentais, sociais e religiosas.

Trata-se de uma importante função de ligação entre membros especialistas das obediências maçónicas europeias e a Comissão Europeia e Parlamento Europeu, em áreas como educação e formação, ambiente, solidariedade social.

Nestas eleições foi também eleito, Fernando Lima Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano para a organização do colóquio da Aliança Maçónica Europeia.

A Aliança Maçónica Europeia é a maior organização maçónica europeia, reúne as mais de trinta obediências europeias.

O seu objectivo é a promoção dos valores e princípios da Maçonaria, que são a liberdade de consciência, os ideais da democracia, fraternidade e dignidade humana.