O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Penafiel, ontem, dia 28 de setembro, localizou uma idosa de 87 anos, que se encontrava desaparecida desde ontem, no concelho de Penafiel.
No âmbito de uma denúncia por parte de familiares a informar que a idosa tinha desaparecido da sua residência, os militares da Guarda desencadearam uma operação de busca e salvamento que culminou com a deteção da idosa deitada numa zona de vegetação próxima da sua residência.
A idosa, com doença de Alzheimer, apresentava sinais de hipotermia e encontrava-se bastante combalida, tendo sido acionados os meios de socorro para prestar os cuidados médicos necessários. Foi transportada para uma unidade hospitalar, onde ainda se encontra. Devido à doença de que padece, bem como à sua condição física e fraca mobilidade, a idosa perdeu a noção do local onde se encontrava, ficando impossibilitada de regressar à sua residência.
A operação contou com o apoio de uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.
Actualização da notícia, a 30 de Setembro pelas 12:22, com o direito de resposta do Comandante da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento: https://infocul.pt/arquivo/uncategorized/direito-de-resposta-comandante-da-associacao-portuguesa-de-busca-e-salvamento/