Porto Beer Fest: A cerveja é uma nação!

porto beer fest

 

O Porto Beer Fest é o maior festival de cerveja artesanal da Península Ibérica e um dos maiores da Europa está de volta à cidade do Porto, mais precisamente aos Jardins do Palácio de Cristal, de 14 a 18 de Junho. 32 Cervejeiras, 223 Cervejas à Pressão, 18 Espaços de Street Food e muita música com Djs.

 

 

O sucesso da estreia do Porto Beer Fest, em 2016, com mais de 30 mil visitantes, marcou a entrada da invicta nos roteiros europeus dos festivais cervejeiros. Este ano, vão ser cinco dias de festa, com mais de 200 estilos de cerveja à prova e uma programação de excelência que sai dos Jardins do Palácio de Cristal e se estende aos lugares onde a cerveja artesanal é rainha todo o ano.

 

 

Menus temáticos, almoços de cervejeiros, conversas, degustações e after parties são alguns dos eventos do Porto Beer Fest. Estes eventos vão acontecer em lojas, restaurantes e bares emblemáticos do Porto. A relação do festival com a cidade é uma das apostas do evento e, nesse âmbito, vão acontecer, por exemplo, harmonizações e degustações, ao vivo, com cervejas maturadas em barricas de Vinho do Porto.

 

 

Outra das características do Porto Beer Fest passa por estimular parcerias entre projectos, sendo, este ano, um dos pontos altos desta vertente a dinâmica criada entre as duas cervejeiras portuguesas (Rosa Billard, da Vadia e Susana Cascais, da DoisCorvos), com Luiza Lugli Tolosa, da Dádiva Brewery, uma conceituada cervejeira e empresária brasileira.

 

 

Em relação à programação musical, vai haver bandas de rua, concertos e djs a garantirem a animação e o ambiente de festa. No primeiro dia, o festival recebe os djs e os músicos do Colectivo Pilantragi, que se apresenta pela primeira vez em Portugal, e que promete envolver o público num espectáculo de homenagem à música e à cultura do Brasil.

 

 

No sábado, dia 17 de Junho, é a vez de Vurro. Vurro é um ermita por opção, vive numa pequena aldeia da serra de Toledo de 4 casas. A visibilidade do FB trouxe-o para a a loucura de um dos mais procurados “one man band” do momento em todo o mundo. Encontrá-lo foi mais difícil que encontrar um bar aberto no deserto. O Rock&Roll é o som deste multifacetado músico anónimo, afável mistura doce de burro e vaca camponesa, capaz de levar ao rubro o público.

 

 

 

Para acompanhar a cerveja e a música, o Porto Beer Fest conta com 18 espaços dedicados à gastronomia e à street food, num leque cuidadosamente seleccionado para garantir as melhores combinações com muitos estilos de cerveja presentes

 

 

 

A entrada no Porto Beer Fest é livre, bastando adquirir o copo oficial e as fichas de compra para entrar na romaria de provas pelos espaços das várias cervejas presentes.