PSP deteve jovem com 18 anos, por roubos violentos no Metro de Lisboa e na Linha de Sintra

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 07 de maio, pelas 18:30, procedeu à detenção de um jovem de 18 anos de idade, por ser suspeito da prática de sete crimes de Roubo, praticados no interior de transportes públicos e na via pública.

Na sequência de um roubo ocorrido na estação da Reboleira, do Metropolitano de Lisboa, a PSP prontamente iniciou diligências de investigação que permitiram chegar à identificação do suspeito, o qual será o responsável por outros crimes, praticados com maior incidência nas imediações das estações da Linha de Sintra, locais onde seleccionava as vítimas.

Para praticar os crimes fazia-se acompanhar aleatoriamente de outros indivíduos, criando dessa forma superioridade numérica face às vítimas, não obstante o facto de ser possuidor de arma branca.

Os roubos, na sua grande maioria, foram praticados com enorme violência, com recurso a força física extrema e exibição de armas brancas. Num dos assaltos chegou mesmo a agredir a vítima, a qual teve necessidade de assistência hospitalar, onde foi suturada com dez pontos.

O detido e os indivíduos que o acompanhavam, para além de despojarem as vítimas dos seus telemóveis, coagiam as mesmas a acompanhá-los a caixas de multibanco, onde faziam levantamentos de dinheiro com os cartões das vítimas, utilizando-os depois para fazerem pagamentos de viagens de táxi e para adquirir comida através de serviços de “take away”.

Perante a gravidade dos crimes e de forma a suster a sua actividade criminal, o suspeito foi detido fora de flagrante delito, através da emissão de Mandados de Detenção pela Autoridade de Polícia Criminal, sendo presente a primeiro interrogatório judicial, após o qual lhe foi imposta a medida de coação de Prisão Preventiva.