Roadshow “7 Maravilhas” arranca já em Julho na RTP

Piodao

 

O Roadshow “7 Maravilhas” vai percorrer todo o país e arranca já em Julho na RTP. Este Roadshow vai começar no sul, ruma a norte, passa pelos Açores e termina com a Declaração Oficial na aldeia do Piódão, no dia 03 de Setembro, em Arganil. A organização das “7 Maravilhas de Portugal” já revelou o calendário e os locais das Galas dedicadas às aldeias de todo o país. Serão sete Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso serão votadas apenas durante as Galas, por chamada telefónica.

 

 

“Ao acolher a Gala Final estamos a reafirmar o posicionamento do Piódão, enquanto uma das Aldeias Históricas de Portugal, uma rede que tem divulgado o Piódão de forma exemplar. Esta associação com as 7 Maravilhas projecta-nos para um patamar de exigência superior, porque todo o país vai pôr os olhos no Piódão, dia 03 de Setembro. Sabemos por isso a importância de estar integrado neste tipo de estratégias de promoção, que consolidam o município de Arganil no contexto nacional e internacional. É com prazer que abrimos por isso, as portas azuis da nossa aldeia, a Portugal e ao Mundo, para que daqui fiquem a conhecer as 7 eleitas”, explica Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

 

 

Serão 49 aldeias a concurso, divididas em 7 categorias (7 aldeias por categoria). Em cada Gala está uma categoria a votação. As Galas serão emitidas em directo pela RTP todos os domingos de Julho e Agosto, a partir das 21:00 e durante cerca de 2 horas. 

 

 

Este é um evento com o ADN da RTP. Trata-se de levar a televisão ao país luminoso e recôndito que se esconde sobre uma das palavras mais bonitas da nossa História, as aldeias, a que todos, de uma maneira ou de outra, pertencemos. Transmiti-las para todo o mundo através da RTP1, RTP Internacional e RTP-Play faz-nos sentir que estamos a cumprir a nossa missão da forma mais bela possível“, afirma Daniel Deusdado, director da RTP 1 e RTP Internacional.

 

 

A primeira Gala será Santa Clara a Velha a 09 de Julho (Aldeias Ribeirinhas). Segue-se: Paderne a 16 de Julho (Aldeias Rurais) e Azenhas do Mar a 23 de Julho (Aldeias de Mar). A Branda da Aveleira recebe a Gala das Aldeias Remotas a 30 de Julho e Podence a Gala das Aldeias Autênticas a 06 de Agosto. A 13 de Agosto será a vez de votarem as Aldeias Monumento. A RTP voa para os Açores a 20 de Agosto para a Gala das Aldeias em Áreas Protegidas, que se realiza em Porto Martins, na ilha Terceira.

 

 

Em cada Gala estão 7 aldeias a concurso, competindo dentro da sua categoria, mas de várias regiões do país. Este fenómeno que são as 7 Maravilhas deve-se à rivalidade saudável, ao regionalismo na sua genuinidade, e é este país tão pequeno mas tão rico, com aldeias tão diferentes umas das outras mas únicas, que vamos mostrar durante estas Galas“, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas. 

 

 

A produção dos espectáculos em cada Gala vai estar a cargo da Tavolanostra Eventos Globais, parceiro da organização das “7 Maravilhas” há vários anos e que recentemente organizou as cerimónias de abertura e fecho do Mundial de Futebol, no Brasil.

 

 

A Tavolanostra começou a trabalhar com as 7 Maravilhas em 2010, num espectáculo intitulado Zain na Declaração Oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Este foi o momento que lançou o nosso percurso internacional, que nos levou para os grandes eventos além fronteiras. Temos feito um percurso de confiança e de crescimento com as 7 Maravilhas e olhamos juntos para o futuro“, diz João Garrido da Costa, Director Geral da Tavolanostra Eventos Globais.

 

 

As performances artísticas das Galas vão retratar, de forma abstrata, as vivências, a diversidade, a essência, a beleza e orgulho pelo nosso território. Mostrar a aldeia como local vivo, o que se reflecte também no elenco jovem e talentoso que vai actuar ao longo das Galas. Os momentos musicais vão ser protagonizados por António Zambujo, Áurea, Luísa Sobral, Mariza Liz, Os Azeitonas, Raquel Tavares, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz, Tatanka e os The Black Mamba.

 

 

A 27 de Agosto a RTP vai emitir um programa em formato de best of, sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores. Depois da emissão deste programa vai começar uma semana de votação que encerra no domingo seguinte. As 7 eleitas serão conhecidas a 03 de Setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das “7 Maravilhas de Portugal– Aldeias”.

 

 

As “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” são patrocinadas pela Iki Mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A Kia é o Carro Oficial do projecto e vai percorrer este roadshow  que vai percorrer todo o país.