A Madeira é dos destinos mais procurados a nível nacional e o turismo tem aumentado, ano após ano, e no Funchal há uma casa de fado que dá a conhecer o que de melhor a tradição tem, e tudo com ‘Sabor a Fado’.
‘Sabor a Fado’ é a única casa de fado trana Madeira e tem Alexandra Sousa como responsável, sendo que toda a equipa é família. Além da tradição cantada, ‘Sabor a Fado’ oferece algumas das iguarias mais apetecíveis, e saborosas, da região.

Alexandra Sousa conversou com o Infocul e começou por nos revelar que a ideia de ter uma casa de fado “surgiu há muito tempo na minha cabeça mas era difícil realizá-lo, uma casa de fados na Madeira”.
Teve de ultrapassar todo um processo burocrático, que descreveu ao Infocul, “fui à câmara municipal, tentei abrir o espaço, e queria abrir a única casa de fados na Madeira. O que acontece? Não era autorizado! Era apenas autorizado um restaurante que desse fado, o que era diferente. Tínhamos de pagar à câmara e a muitas partes para podermos ter fado. Eu disse que ‘Não quero fados num restaurante. Quero uma casa de fados, com jantares. O que é diferente’. Então fomos-nos informar sobre o que era preciso fazer. Inclusive foi feita uma carta para Lisboa, não sei para quem (câmaras com câmaras), para abrir uma casa de fados na Madeira. E assim foi feito e acordado, paguei tudo o que tinha a pagar, até ter a única casa de fados, na Madeira”.
Este espaço está aberto ao público desde Junho de 2011, situado na Travessa das Torres nº10 (Zona Velha da cidade).
Em termos de público, diz-nos que tem “mais estrangeiros do que madeirenses, quase 90%, quando se fala apenas em madeirenses. Quando se fala em portugueses, incluindo Portugal continental, temos 80% estrangeiros e 20% portugueses”.
Em termos de funcionamento da casa e de elenco, conta que “o que nós sabemos fazer que é cantar e servir. O meu marido é cozinheiro, eu canto e sirvo, a minha filha canta e serve, a minha nora também canta e serve, a minha neta também já está neste caminho, com cinco anos, já canta mas não serve porque se servir parte os pratos todos [risos] e o meu filho é o guitarrista (sabe tocar guitarra portuguesa, viola de fado e baixo, mas claro que numa casa de fados apenas tem dois braços e portanto toca guitarra portuguesa) e contratámos um senhor, que não faz parte da família mas é como se fizesse, que já toca connosco desde que abrimos que é o César Abrantes. Na cozinha tenho ainda a minha cunhada e o meu primo”. Sobre César Abrantes, confidenciou-nos ainda que “é de Lisboa, já está na Madeira há cerca de 10/12 anos e casou-se lá”.
E por destacar a cozinha, revelamos que, entre outras, pode degustar Espetada Regional e o Peixe Espada com Banana. Como especialidade, existem a Caldeirada de Marisco, a Grelhada de Marisco, a Espada com banana, o Bife na Pedra.
Este é o projecto de uma vida para Alexandra Sousa, “porque inclusive eu cantava para outros restaurantes, especialmente um bar que era muito conhecido que era ‘Marcelino, Pão e Vinho’, actuei lá doze anos, mas depois o proprietário faleceu e ficaram lá os filhos mas não é a mesma coisa, são mais jovens e não gostam tanto de fado, e deitaram tudo a perder (isto é a minha maneira de pensar…) e então achei que era o momento de ter algo meu. Na mesma rua construi o ‘Sabor a Fado’ e até hoje estamos lá, com a família inteirinha”.
Lembrou ainda uma história de uma fadista que “foi à Madeira e ficou admiradíssima de como existe fado na Madeira”.
Acredita que “todas as pessoas nascem para alguma coisa e a minha família nasceu para isto. O meu pai tocava guitarra portuguesa e a minha mãe cantava ao lavar roupa na ribeira, e eu fui a única filha, de catorze irmãos, que foi para o Fado e levei a família toda. A minha filha tem aquele dom, o meu filho nasceu para tocar guitarra, a minha nora apareceu do céu e também canta fado, a minha neta…o meu marido também cantava mas teve um problema nas cordas vocais”.
Contactos: SITE
Telefone: 925 612 259
Email: saborafado@hotmail.com
Morada: Travessa das Torres, nº10 Funchal