Valença: Apreensão de mais de sete toneladas de bivalves imaturos

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, ontem, dia 22 de outubro, apreendeu 7 400 quilos de berbigão, cerastoderma edule, com o valor presumível de 37 400 euros, na zona de Valença.

Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi detetado um veículo pesado de mercadorias que transportava berbigão imaturo, sem a medida legal para ser capturado e comercializado, neste caso, 2,5 centímetros.

Foi identificado um indivíduo de 50 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37 500 euros.

A mercadoria apreendida foi devolvida ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.