Vianagrés com investimento de 4 milhões de euros e criação de 20 novos postos de trabalho

 

 

 

Esta sexta-feira foi assinado um contrato de investimento para ampliação e modernização da fábrica Vianagrés, em Viana do Castelo.

 

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje um contrato de investimento para ampliação e modernização da fábrica da Vianagrés. A ampliação da empresa de cerâmica de grés vai representar um investimento de 4 milhões de euros, num investimento financiado em cerca de 50% pelo Portugal 2020.
Esta empreitada vai permitir à Vianagrés, que tem como actividade principal o fabrico de louça utilitária e decorativa, criar 20 novos postos de trabalho, que se vão juntar aos 60 actuais funcionários, estando prevista a conclusão da ampliação das novas instalações no final do primeiro semestre de 2019”, refere o comunicado.

 

Actualmente, 60% da actividade da empresa de cerâmica de grés já é produzida para exportação e este novo investimento vai permitir aumentar ainda mais a capacidade exportadora. A Vianagrés tem como principais mercados os Estados Unidos da América, França, Alemanha, Brasil, Itália e Espanha. O município de Viana do Castelo assinou o contrato de investimento com base no regime de incentivos à criação de novos empregos e capacidade produtiva, isentando de todas as taxas municipais todas as obras de requalificação e ampliação de empresas. Desde 2010 que a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementou um conjunto de medidas, incentivos e programas, como isenções e reduções nas taxas de licenciamento, de IMT, e disponibilização de crédito – em condições mais favoráveis que as disponibilizadas pelo mercado financeiro – através do Finicia e Microcrédito, as quais proporcionam a afirmação e consolidação dos quais clusters empresariais, promovem e incrementam condições para a criação de emprego, alargamento do tecido industrial a áreas e sectores complementares aos actuais clusters e reforço da atractividade, competitividade e inovação do território como espaço de localização empresarial qualificada”, acrescenta o mesmo comunicado.