Vieira de Leiria: 5 identificados por captura ilegal de meixão

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Protecção do Ambiente de Leiria e Posto Territorial de Vieira de Leiria, ontem, dia 26 de Dezembro, identificou cinco homens, com idades compreendidas entre os 34 e 59 anos, por suspeita de captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria.

No âmbito de uma acção de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares identificaram os indivíduos por suspeita de pesca de meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Nesta acção foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 1 151 gramas de meixão.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O meixão apreendido, no mercado final (países europeus e asiáticos), poderia atingir um valor de cerca de 1 500 euros.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.