Carolina e Filipa Cardoso abriram este domingo a terceira edição do Fado Chic na Chamusca. A doce e melodiosa voz de Carolina e a garra e sentimento de Filipa Cardoso deixaram o público que acorreu em grande número ao cineteatro chamusquense bastante satisfeito.
A terceira edição do Fado Chic proporcionou este domingo uma tarde de fados às gentes da Chamusca, que puderam no Cineteatro local ver e ouvir Carolina e Filipa Cardoso acompanhadas por Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola de fado e Daniel Pinto (Didi) na viola baixo.
O espectáculo teve inicio com uma guitarrada subindo de seguida a palco Carolina. A fadista que na semana anterior esgotou o Pequeno Auditório do CCB, voltou a provar que atravessa bom momento. Saudou “Boa tarde Chamusca” antes de acrescentar “espero que recebam bem esta abertura do Fado Chic”.
Alternado entre o Fado canção e o Fado Tradicional, a fadista de voz suave e melodiosa e timbre antigo interpretou entre outros “A mulher que já foi tua”, “Um Fado Nasce”, ou “Marcha do Castelo”. Mas o momento mais divertido da sua actuação surge ao anunciar “Poesia dos dias”, dedicado aos casais apaixonados e uma espectadora retorque “isso já não há” soltando gargalhadas na assistência.
A fadista para além de correcta interpretação, afinadíssima e com interacção q.b com o público, conseguiu uma linguagem corporal adequada aos fados interpretados. 2016 começa de forma muito positiva para a fadista.
No final em conversa com o Infocul.pt destacou “o povo da Chamusca que é muito caloroso, boa gente, boa terra”, sendo para si “muito enriquecedor” poder estar na abertura da terceira edição do festival, destacando o facto “de actuar com a Filipa Cardoso” algo que não foi a primeira vez. A fadista elogiou ainda os festivais de fado longe dos pólos de Lisboa e Porto que levam assim a canção nacional a todo o território.
Após mais uma brilhante guitarrada interpretada pelo trio de músicos que acompanhou as fadistas, subiu a palco Filipa Cardoso. Dona de uma energia contagiante e uma garra e sentimento que só ela consegue transmitir, agradou ao respeitoso e educado público que preencheu quase na totalidade a sala.
Entre os fados interpretados destacam-se “Saudades do Brasil em Portugal” e “Verde Limão” com o qual abriu a actuação.
No final da actuação elogiou o público pelo “silêncio, respeito, calor e aplausos”, num justo reconhecimento a uma plateia que soube ouvir e sentir o fado, intervindo apenas nos momentos certos e sem excessos.
Em conversa com o Infocul.pt destacou o facto de “haver cada vez mais gente a vir ao fado, não por ser chique mas por ser tradicional, das nossas raízes, e isso de passar de geração em geração deixa-me muito feliz”. A fadista anunciou ainda novo disco a sair em 2016.
Entre a assistência esteve também a secretária da sra. vereadora da Câmara Municipal da Chamusca, Silvia Lopes, que em entrevista ao nosso site destacou a “importância do festival” até porque o “fado é um dos pontos estratégicos do município”. Em breve apresentaremos algumas novidades culturais relativas ao município da Chamusca.
O Fado Chic continuará no dia 05 de Maio com a actuação de fadistas chamusquenses, num concerto inserido nas Festas de Ascenção.