O ciclo «5 Anos 5 Encontros», com o qual o Conservatório Regional de Artes do Montijo comemora o seu aniversário, continua no próximo Sábado, dia 8 de Outubro, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
Com início às 16h, a próxima sessão contará com a participação do professor António Ângelo Vasconcelos, do compositor Nuno da Rocha e do etnomusicólogo Pedro Félix. Depois da conversa, haverá ainda tempo para um apontamento musical da responsabilidade de Ilídio Massacote e Rafael Azevedo.
O ciclo «5 Anos 5 Encontros» tem como principal objectivo promover uma reflexão pública sobre o ensino artístico e o papel da cultura na sociedade. Na primeira sessão, que teve lugar no dia 1 de Outubro na Galeria Municipal de Montijo, foi possível assistir a uma conversa na qual se abordaram temas como o estatuto dos artistas profissionais na sociedade, a necessidade de formação de um público para propostas artísticas mais arriscadas e, ainda, as dificuldades que advêm de não ter existido, nos últimos anos, uma política cultural coerente. Estes e outros temas continuarão a ser debatidos até ao final do mês, a partir dos pontos de vista de músicos, compositores, gestores culturais, jornalistas e investigadores.
5 Anos, 5 Encontros // Programa
8 de Outubro // Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida
António Ângelo Vasconcelos
Nuno da Rocha
Pedro Félix
15 de Outubro // Museu Municipal Casa Mora
Joana Carneiro
José Mário Branco
Nuno Côrte-Real
22 de Outubro // Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro
Carlos Vargas
João Paulo Santos
Nuno da Rocha
29 de Outubro // Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
João Lisboa
Manuel Pedro Ferreira
Pedro Wallenstein
Programa para todos os encontros:
16h00 Conversa
18h00 Intervalo
18h30 Apontamento musical
Apoios: Câmara Municipal de Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fórum Montijo, Antena 2