
O Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, recebeu ontem o primeiro espectáculo, deste ano, d’ A Bela Adormecida, pela Russian National Ballet.
Dirigida por Sergei Radchenko, a companhia tem-se apresentado anualmente em Portugal, com dois clássicos “A Bela Adormecida” e ‘O Lado dos Cisnes”.
‘A Bela Adormecida’ é um original do compositor russo Tachaikovsy, uma ballet que agrada a miúdos e graúdos e que ontem teve o primeiro de dois espectáculos na sala lisboeta.
Um mundo de fantasia no qual a dança assume particular destaque e os cenários, simples mas assertivos, idealizam a mensagem que é pretendida passar.
“Sergei Radchenko formou-se em 1944 na Escola de Dança de Moscovo, mas foi em 1964 que se juntou ao Teatro Bolshoi, onde trabalhou durante 25 anos, onde dançou todos os repertórios e conquistou uma reputação ímpar no mundo do ballet. Em 1989 fundou a Moscow Festival Ballet, a primeira companhia independente de ballet clássico da Rússia, cujo nome alterou para Russian National Ballet. O seu trabalho enquanto director desta companhia, acompanhado pelo talento de Elena Radchenko, balarina, solista e coreógrafa, tornou a companhia numa das mais reconhecidas internacionalmente com um repertório que integra A Bela Adormecida, Don Quixote, Giselle, Suite Carmen, La Boyadere ou O Quebra-Nozes, entre muitos outros“, revela a produção.
O espectáculo repete hoje, pelas 21:30 no Teatro Tivoli BBVA.