‘A Misa a Buenos Aires de Martín Palmeri’ no Centro Cultural Olga Cadaval

 

 

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe a 6 de Abril, pelas 21:30, o espectáculo ‘A Misa a Buenos Aires de Martín Palmeri’.

 

Neste espectáculo participam o Coro e Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, João Gentil (bandoneon), José Coronado (piano) e tem como maestrina Saraswati.

Como convidados estarão o Coro La Chorale es Cordelliers, o tenor Bruno Almeida, o barítono Armando Possante e a mezzo soprano Cátia Moreso.

No comunicado de imprensa, é relembrado que “a Misatango de Martín Palmerí é inspirada no tango tradicional argentino e, em particular, no novo tango de Astor Piazzolla”, recordando que “Piazzolla desenvolveu um “tango nuevo”, que deixou de ser apenas música para dançar, mas sim música para os grandes palcos de salas de concertos por todo o mundo, incorporando nele formas rítmicas e desenvolvimentos musicais contemporâneos, dando origem a um género complexo de música e de arte”.

A Misa a Buenos Aires, foi apresentada pela primeira vez pela Orquestra Sinfónica de Cuba em 1996, demonstrando o talento ousado de Palmerí ao integrar características estilísticas da linguagem do tango nas suas composições. A base textual desta obra é a clássica missa católica, em latim, que foi musicada durante séculos. A orquestração para mezzo-soprano, coro misto, quarteto de tango e orquestra de cordas permanece próxima aos conjuntos autênticos das orquestras de tango do país natal de Palmerí. É surpreendente a forma criativa como o compositor usa os recursos de cada instrumento na execução musical. Técnicas típicas do tango, com ênfase especial na parte do ritmo, na qual os instrumentos de melodia são usados também de como percussão, para dar estímulos e impulsos à obra, desempenhando aqui um papel particularmente importante. O notável som do bandoneon, instrumento protagonista no tango, às vezes utilizado como voz cantada e outras vezes como instrumento rítmico, garante nesta composição de Palmerí a preservação da “alma do tango”. A liderança melódica, a harmonia e as estruturas rítmicas também são reconhecidas como meios estilísticos do tango para não-especialistas.É com grande riqueza imaginativa e melódica que Palmerí combina as várias cores do tango com as várias características das partes ordinárias constituintes da missa: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei”, acrescenta.

No dia 6 de Abril 2019, no Centro Cultural Olga Cadaval, poderá ainda assistir à apresentação da Missa Criolla de Ariel Ramirez, uma noite de música da América do Sul, com a Argentina no centro e com uma abertura especial dedicada a Astor Piazzolla”, acrescenta ainda o comunicado.

Os bilhetes custam 12.5 euros.