Os Avenged Sevenfold acabam de anunciar o lançamento de um álbum surpresa, “The Stage”, que já está disponível física e digitalmente. Este é o sétimo álbum de estúdio da banda e o primeiro pela Capitol Records.
O quinteto do sul da Califórnia (M. Shadows, Synyster Gates, Zacky Vengeance, Johnny Christ e Brooks Wackerman) revelaram o lançamento deste álbum surpresa durante uma atuação no terraço da Capitol Records Tower, em Hollywood, que foi transmitida em direto online.
Este evento inovador levou a banda a transmitir o concerto online em 3D e em 360º, através da plataforma de realidade virtual VRTGO VR, lançada recentemente pelo Universal Music Group e que recorre à tecnologia avançada da VRLIVE. Esta iniciativa permitiu aos fãs experienciar o concerto de forma verdadeiramente imersiva, como se estivesse no palco com a banda.
“The Stage” é o sucessor de “Hail To The King”, de 2013, que entrou em n.º 1 do top Billboard 200. Coproduzido pela banda com Joe Barresi (Queens of the Stone Age, Tool), “The Stage” é um trabalho de uma enorme abrangência e ambição, incluindo 11 temas que estão interligados pela temática da inteligência artificial. Inspirado pela escrita de Carl Sagan e Elon Musk, o álbum é o disco temático do grupo.
A faixa que encerra este álbum, um tema épico de 15 minutos intitulado “Exist”, conta com a presença do premiado astrofísico Neil deGrasse Tyson, dando uma performance em spoken word criada propositadamente para o álbum dos Avenged Sevenfold.
Este lançamento surpresa foi sendo preparado ao longo de meses, sendo que nas últimas semanas o símbolo da banda foi aparecendo misteriosamente em vários locais de todo o mundo, de Paris a Sydney, Londres ou Berlim, o que fez surgir vários rumores e teorias da conspiração quanto ao título do novo álbum e até quanto à sua data de edição.
Há duas semanas a banda lançou o vídeo do single que dá título ao disco, “The Stage”. Realizado por Chris Hopewell (Radiohead, The Killers) o vídeo já soma mais de seis milhões de visualizações no YouTube. Este é também o primeiro álbum da banda com o aclamado baterista Brooks Wackerman, conhecido pelo seu trabalho com os Bad Religion, Tenacious D e Suicidal Tendencies.