Bruno Saavedra volta a expor “Flavors”, desta vez em Almada

Bruno Saavedra
Bruno Saavedra

 

Depois de ter passado pela Galeria Municipal de Almeirim, pelo espaço cultural Boutique da Cultura, pela Galeria Municipal do Palácio Ribamar em Algés e pela Restart (Instituto de Criatividade e Novas Tecnologias) o fotógrafo Bruno Saavedra volta a expor “Flavors”, desta vez na Galeria Municipal de Artes de Almada. 

 

 

Esta exposição, que apresenta um conjunto de fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários, será inaugurada no dia 01 de Junho, às 18h30, e ficará patente até ao dia 18 de Agosto.

 

 

Bruno Saavedra, que nasceu no Brasil e aos 17 anos veio viver para Portugal, descreve o projecto como “fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários, que se movem em torno do universo que cada modelo escolheu, naquele momento, para o tempero da sua carne”.

 

 

“O seu olhar, a expressão do rosto, das mãos, do corpo são a apresentação de um ser feito alimento”, reforçou o artista.

 

 

A exposição desenvolve-se em torno dos sabores e alimentos do dia-a-dia, procurando “chamar à atenção, de uma forma artística, para todos desperdícios alimentares no mundo”, explica o fotógrafo de 30 anos.

 

 

Na composição das fotografias, foram utilizados alimentos como leite condensado, caldo verde, borra de café, mostarda ou puré de batata. Todos “os alimentos utilizados estavam fora do prazo de validade”, realçou  o fotógrafo sobre o projecto que começou a ser desenvolvido em Janeiro de 2015.

 

 

“Numa tentativa de quebrar barreiras, convidei duas pessoas surdas para fazer parte do projecto, para mim foi um desafio e uma experiência inesquecível poder fotografar essas pessoas e perceber que a arte pode ultrapassar qualquer forma de linguagem”, contou Saavedra. Dois anos depois o início deste projecto, o fotógrafo tem sobre ele um olhar diferente: “cresci noutros sentidos, desenvolvi outros interesses, mas ‘Flavors’ continua a ser um conceito forte. Vi as pessoas reagirem das maneiras mais diversas, da adoração à repulsa. ‘Flavors’ correspondeu assim à ideia original e foi sugerindo aos visitantes da exposição uma série de sentimentos fortes e íntimos, tal como eu pensei”.

 

 

“Flavors” poderá ser visto de 01 de Junho a 18 de Agosto na Galeria Municipal de Artes de Almada.