No próximo dia 18 de Janeiro, a Câmara Municipal de Elvas realizará um espectáculo de homenagem a Amália Rodrigues, “100 anos”, integrado na Batalha das Linhas Elvas.
E se o motivo é bom, o método de contratação de artistas promete ser polémico.
O artista João Loy recebeu o convite com a seguinte mensagem:
“Encarrega-me o Sr. Vereador Tiago Afonso para informar que a C.M.E vai realizar no Cine Teatro dia 18 janeiro 2020 integrado na Batalha das Linhas de Elvas um espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues “100 anos”. Pretende então saber se pode contar contigo interpretando 1 ou 2 fados ou outro tipo musical que a Amália tivesse cantado caso esteja no teu repertório. Não haverá cachet mas sim um jantar convívio. Aguardamos a tua resposta com a brevidade possível. Cumprimentos”.
No seu Facebook, respondeu:
“Obrigado sr. Vereador Tiago Afonso plo seu convite. Até hoje, sempre ganhei e bem para viver do meu trabalho. Garanto-lhe uma coisa, ganhei sempre o suficiente para poder comer e nunca precisar de trabalhar a troco de um jantar. E mesmo se não ganhasse para comer tinha os meus amigos para me matarem a fome. Mais, até tenho restaurantes que me patrocinam as refeições. Sabe quantas vezes a câmara de Elvas me pagou pelo meu trabalho ??? Nunca. Por tudo isto e muito mais que poderia aqui escrever, agradeço o seu maravilhoso convite e espero que não HAJAM fadistas com fome para aceitarem o seu convite, ” envenenado”. Cumprimentos. João Loy”