Cirque Du Soleil no Altice Arena: ‘Ovo’ já estreou! (C/Fotos)

 

 

 

Desde ontem, 3 de Janeiro, que o Cirque do Soleil está no Altice Arena com o espectáculo “Ovo”. A estreia decorreu perante casa cheia, embora sem esgotar.

 

 

A mais conhecida companhia de circo do mundo, Cirque Du Soleil, está de regresso a Portugal, desta vez com “Ovo”.

 

O público é inicialmente recebido com um gigante ovo no centro da “colónia”, perdão, arena. Os insectos começam por interagir com quem ali os vai ver. Tudo sem pressa, tranquilamente e com movimentos quase poéticos, mesmo que no meio da plateia. O sistema sonoro avisa, reforçando a mensagem nos ecrãs gigantes, que é possível, e até agradecem, ser fotografados e aconselham hashtag para as redes sociais. Mas pedem cuidado na luz do telemóvel e no proíbem o flash. O ovo sai de cena e os insectos tomam contam do espaço em sucessivos momentos em que a fisicalidade e agilidade seguem o ritmo da banda sonora que vai acompanhando todo o espectáculo. Quase sem linguagem oral, tudo é transmitido pela linguagem física ou de sons identificativos da mensagem pretendida. A componente luz tem destaque ao longo de duas horas, interrompidas um intervalo de vinte minutos, numa boa coordenação com a componente de imagem reflectida atrás de cada momento de acção.

 

O trapezismo, a dança contemporânea, a vertente circense pura e dura que rasga gerações integra, a par de outras artes, um espectáculo que prende a atenção de miúdos e graúdos.

 

Após o intervalo, a componente musical ganha destaque e a agilidade e resistência física é levada para um outro patamar com execuções de belo efeito e que requerem muitas horas de treino e aperfeiçoamento, resultando muito bem perante o público que foi aplaudindo.

O Cirque du Soleil traz consigo sempre uma grande expectativa para quem compra bilhete, e este espectáculo sendo de boa qualidade e com bons executantes, acaba por não ser inovador nem surpreendente quando comparado com os anteriores.

A história deste espectáculo, cujo nome original se mantém na língua de Camões, baseia-se na vida dos insectos extrapolando as suas brincadeiras, rotinas e até captando uma vertente romântica, por norma associada a momentos cómicos, no Altice Arena. O Ovo acaba por representar e dar inicio ao enredo que aborda o ciclo da vida na fórmula em que todos o conhecemos.

O Cirque du Soleil estará no Altice Arena até 13 de Janeiro.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Cátia Sofia Luís

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador