Entrevista a Caruma sobre o novo disco, “Hóstia de Mentol”

A Caruma apresenta o seu mais recente disco “Hóstia de Mentol”, o segundo trabalho da discografia da banda. O Infocul foi tentar descobrir um pouco mais sobre o que esperar deste trabalho e apresentamos de seguida a entrevista na integra com a Caruma.

O que pode o público esperar deste novo disco?

 

Neste disco continuamos na linha do 1º mas com um maior cuidado em termos de produção e na escolha dos instrumentos. É um disco mais maduro, feito sem pressas nem prazos.

 

 

Quando começaram a pensar no disco e no alinhamento do mesmo?

 

Quando acabámos o 1º pensámos logo que iríamos fazer um 2º disco mas estávamos longe de saber como iria sair. Assim que conseguimos ter temas suficientes com os quais estávamos satisfeitos, partimos para estúdio.

 

 

Tendo o vosso primeiro disco sido lançado em 2010, o que se foi alterando e mantendo no conceito dos Caruma?

 

A ideia da banda e as mensagens que tenta passar não alteraram muito, a componente instrumental sofreu algumas alterações, o som está mais cheio, mais maturado e é possível que algumas mensagens tenham um teor um pouco mais corrosivo. 

 

 

Qual a principal mensagem que tentam transmitir neste novo trabalho?

 

É difícil responder a essa questão porque os temas são abrangentes mas sentimos que seremos úteis se conseguirmos passar uma mensagem de questionar o estabelecido, de não sermos passivos nem aceitar os cenários políticos, sociais, religiosos que nos colocam à frente sem alguma reflexão.

 

 

Como surgiu esta ideia de juntarem o folk nacional com os ritmos de leste?

 

Surgiu naturalmente. Não foi premeditado, são duas sonoridades que gostamos e são bons veículos para dizermos o que queremos dizer.

 

 

A agenda de espectáculos para apresentação do disco como se encontra? Alguma data a destacar?

 

O disco saiu há muito pouco tempo, vamos ver como as coisas correm, já temos algumas datas marcadas e outras apalavradas mas ainda é cedo para falar sobre isso.

 

 

Como convidam o público a ouvir este novo disco?

 

Com o que queremos dizer. As músicas transportam ideias que, esperançosamente, irão ser do interesse das pessoas mas o futuro dirá.

 

 

Para quem não acompanha ainda assiduamente o vosso trabalho onde pode encontrar-vos?

 

Esperamos ir ao encontro das pessoas nos palcos de cima a baixo do país. Enquanto isso temos o nosso facebook e o cd está nas lojas.

 

 

Uma mensagem para os vossos seguidores?

 

Estamos mais fortes em palco do que nunca! Vamos fazer a festa juntos!

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador